Portugal sobe três lugares e ocupa o 16º lugar do Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade (IDES)

A edição de 2021 do Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade revelou, na semana passada, a subida de três lugares de Portugal relativamente à edição de 2020, ocupando agora o 16.º entre os 27 Estados-membros da União Europeia (UE) e refletindo os esforços de desenvolvimento digital da sociedade e da economia nacionais.

Em 2021 o IDES foi simplificado, sendo agora composto por 33 indicadores, na sequência da revisão metodológica para alinhamento com os objetivos digitais da Europa para 2030 (“Bússola Digital 2030”), cujas quatro dimensões – capital humano, conetividade, empresas e serviços públicos – são coincidentes com o Plano de Ação para a Transição Digital de Portugal.

Segundo os dados da Comissão Europeia, conhecidos na passada sexta-feira, o saldo positivo de Portugal envolve subidas em termos absolutos em 13 indicadores.

No capítulo do capital humano, um dos principais destaques foi a subida de seis posições (+11%) em termos de especialistas em tecnologias da informação e conhecimento (TIC) o que representa uma convergência com a média europeia e para o qual contribui, em grande medida, o aumento expressivo de especialistas mulheres que atingiu 22% do total. Colocando Portugal neste campo em 9.º lugar e acima da média da UE.

Em termos de conetividade, o país ocupa lugares cimeiros quanto à adesão à banda larga fixa rápida (3.º lugar), bem como em termos de cobertura de rede fixa de capacidade muito elevada (7.º lugar). No indicador relativo à cobertura 4G em alojamentos, encontra-se acima da média da UE, alcançando 99,9% entre o total das operadoras móveis.

Nas empresas, Portugal lidera o novo indicador da transição gémea (digital e verde) que reflete a adoção de tecnologias digitais com impacto na sustentabilidade ambiental, estando igualmente nos lugares cimeiros no novo indicador de adoção de tecnologias de Inteligência Artificial pelas empresas. Destaca-se ainda a subida de um lugar, para a 4.ª posição, no indicador relativo ao volume de negócios do comércio eletrónico pelas Pequenas e Médias Empresas (PME).

Quanto à Administração Pública, Portugal mantém-se acima da média da UE, destacando-se na disponibilização de serviços públicos digitais para cidadãos e para as empresas, bem como na disponibilização de formulários online de serviços públicos com dados pré-preenchidos.

Os relatórios por país do IDES combinam provas quantitativas dos indicadores com uma visão das políticas e das boas práticas específicas de cada Estado-membro. São considerados um instrumento fundamental para diagnosticar e monitorizar a digitalização da economia e da sociedade, servindo como base a políticas públicas para alcançar objetivos e concretizar a convergência com a UE, garantindo que ninguém fica para trás.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Goa: Empresas farmacêuticas locais alvo de críticas por realizarem recrutamentos fora do estado

Goa: Empresas farmacêuticas locais alvo de críticas por realizarem recrutamentos fora do estado

A crescente contestação dos partidos da oposição, em Goa, às empresas farmacêuticas locais que recrutam trabalhadores fora do Estado, levou…
Moçambique: Obras de reabilitação da EN1 previstas para outubro/novembro

Moçambique: Obras de reabilitação da EN1 previstas para outubro/novembro

O Governo de Moçambique informou que as obras da Estrada Nacional Número 1 só vão começar em outubro ou novembro…
Cabo Verde: Povo sente cada vez menos que políticos respondem às suas preocupações

Cabo Verde: Povo sente cada vez menos que políticos respondem às suas preocupações

O relatório sobre Estatísticas da Governança, Paz e Segurança 2023 indica que apenas 14,2% dos cabo-verdianos têm a percepção de…
Aluno da Universidade de Coimbra vence competição internacional de estudantes

Aluno da Universidade de Coimbra vence competição internacional de estudantes

João Pedro Sousa Mota, aluno do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de…