O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou à imprensa nesta quarta-feira, 14 de setembro, que espera que as relações com Angola “continuem magníficas” com a nova legislatura angolana.
A declaração foi feita na chegada a Luanda, capital angolana, onde o chefe de Estado vai assistir na quinta-feira à investidura do homólogo João Lourenço. Rebelo de Sousa aproveitou a ocasião para dizer que as relações entre os dois países têm sido construídas “passo a passo”.
“O dia importante é amanhã, que é o dia da tomada de posse. Para mim já é a segunda [tomada de posse] que assisto como Presidente da República e aquilo que esperamos naturalmente é que se inicie um período em que as relações entre Angola e Portugal continuem magníficas como têm sido”, partilhou com a “Lusa”.
O governante realçou que as relações “estão num ambiente muito positivo, em todos os domínios”, principalmente económico e social. Tal é visível “no peso e na importância da comunidade angolana em Portugal e da comunidade portuguesa em Angola”.
“Estamos a fazer política e é bom que os povos possam ter anos melhores do que aqueles que tiveram no passado”, concluiu.