O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou José Ramos-Horta pela vitória nas eleições presidenciais timorenses, realizadas na terça-feira, 19 de abril. De acordo com a nota divulgada pela Presidência da República Portuguesa, o governante ligou nesta quarta-feira para o seu novo homólogo.
Nessa chamada, Rebelo de Sousa terá transmitido as suas “calorosas felicitações” a Ramos-Horta pela conquista e manifestado os seus “sinceros votos de sucesso” no exercício da função.
O comunicado indica ainda que “na conversa foi referida a visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Timor-Leste para participar nas comemorações do 20.º Aniversário da Independência do país e estar presente na tomada de posse do novo Presidente”. O evento está marcado para o próximo mês, dia 20 de maio.
“No ano em que se celebram 20 anos da independência de Timor-Leste é grato constatar o compromisso tão expressivo do povo timorense com os princípios e valores da democracia, solidariedade, progresso, diálogo e, na agenda externa, multilateralismo e amizade”, pode ler-se.
Ambos os chefes de Estado “reiteraram que a estreita e diversificada cooperação que caracteriza o relacionamento entre os dois países irmãos continuará certamente a ser aprofundada, não só a nível bilateral, mas também no quadro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”.