Presidentes de Portugal e Angola elogiam cooperação

O Presidentes de Portugal e de Angola, Marcelo Rebelo de Sousa e João Lourenço, respetivamente, mostraram-se satisfeitos com a cooperação entre os dois países. Os governantes reuniram-se por videoconferência, que foi transmitida na passada sexta-feira, 22 de outubro, na quarta edição do Fórum Euro-África. 

Segundo o chefe de Estado português, Portugal e Angola vivem um “relacionamento excecional em todos os domínios”. Já a nível internacional, formam “um eixo muito forte” na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e fora dela. 

“Temos a mesma compreensão quanto à urgência na ultrapassagem da pandemia e temos a mesma compreensão quanto à urgência na recuperação económica e social. Angola está virada para isso, aceleradamente. Portugal também espera um crescimento apreciável este ano, virando uma página e apontando para anos próximos que são ocasião única de dar saltos qualitativos. Se pudermos dar os saltos qualitativos em conjunto, isso é formidável”, disse Rebelo de Sousa. 

O Presidente João Lourenço realçou igualmente as relações de amizade e cooperação entre os dois países, afirmando que as mesmas estavam num “nível bastante alto”. Destacou também o facto de, apesar de Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro português António Costa serem de partidos diferentes, essa situação não ter prejudicado as boas relações entre os Estados. 

“Portugal pode contar com Angola em todos os momentos, em todas as situações, da mesma forma que Angola conta com Portugal também em todos os momentos e em todas as situações”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Correia e Silva quer Economia Digital a valer 25% do PIB

Cabo Verde: Correia e Silva quer Economia Digital a valer 25% do PIB

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, tem como meta fazer com que a Economia Digital contribua com 25% do Produto Interno Bruto (PIB). Este objetivo…
Grécia quer cooperar com Angola na Segurança Marítima

Grécia quer cooperar com Angola na Segurança Marítima

A Grécia manifestou a Angola o seu desejo de estabelecer cooperação nos domínios da Segurança Marítima, Comércio, Turismo, Indústria, Agricultura e Inovação. Essa…
Moçambique: INGD alerta para risco de inundações e cheias

Moçambique: INGD alerta para risco de inundações e cheias

A presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) Luísa Meque, apelou às comunidades que residem nas…
Timor-Leste: Diáspora na Coreia do Sul enviou mais de USD 30 milhões

Timor-Leste: Diáspora na Coreia do Sul enviou mais de USD 30 milhões

Os trabalhadores timorenses na Coreia do Sul já enviaram para Timor-Leste, de 2009 a 2021, cerca de 39 milhões de dólares…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin