RDC: Exploração ilegal de madeira denunciada pela ONG Global Witness envolve Europa e Ásia

A ONG Global Witness publicou hoje o relatório “Total Systems Failure: Exposing the global secrecy destroying the forests in the Democratic Republic of Congo”, em que revela a investigação levada a cabo ao longo de 2 anos sobre a exportação ilegal de madeira da República Democrática do Congo (RDC) para países europeus e asiáticos.

Segundo o relatório da Global Witness, a Norsudtimber, empresa com sede no  Liechtenstein, tendo como sócios, entre outros, três portugueses, tem vindo a explorar ilegalmente concessões de madeira na RDC.  

A Norsudtimber, em conjunto com as subsidiárias Sodefor, Forabola e La Forrestière du Lac, controla 60% do mercado de exportação de madeira internacional.  

De acordo com a ONG: “A empresa europeia Norsudtimber, a maior detentora de concessões de exploração de madeira, que cobre 40 mil quilómetros quadrados da floresta tropical, na RDC, está a operar ilegalmente em 90% dos seus locais”. 

O relatório envolve Portugal como um dos principais importadores de madeira através deste esquema, bem como a Noruega e a França que prevêem financiar um programa no valor de 18 milhões de dólares para alargar o âmbito de actividades da Norsudtimber na RDC.

A Global Witness refere que a “China, Vietnam, França e Portugal também não conseguem deter o comércio ilegal de madeira da Norsudtimber: 78% de suas exportações de madeira foram para o Vietnam e China entre 2013 e 2017, 11% foram para a Europa, com a maioria indo para Portugal e França (vídeo em baixo, disponibilizado no YouTube pela ONG Global Witness).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Ciclone Tropical GOMBE destrói e mata em Nampula

Moçambique: Ciclone Tropical GOMBE destrói e mata em Nampula

O Ciclone Tropical “GOMBE”, o terceiro fenómeno meteorológico a afectar as províncias da Zambézia, Nampula e Cabo  Delgado depois das…
Brasil: Missão de solidariedade resgata 68 refugiados da guerra na Ucrânia 

Brasil: Missão de solidariedade resgata 68 refugiados da guerra na Ucrânia 

Pousou em solo nacional na manhã desta quinta-feira (10) o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que trazia 42 brasileiros…
Moçambique conta com forças militares da África do Sul até abril

Moçambique conta com forças militares da África do Sul até abril

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, decidiu estender até 15 de abril o destacamento da Força Nacional de…
Timor-Leste em risco de grave crise nos preços com conflito na Ucrânia

Timor-Leste em risco de grave crise nos preços com conflito na Ucrânia

O Programa Alimentar Mundial (PAM) avisa que o conflito existente na Ucrânia pode vir a causar aumentos adicionais de preços nos produtos…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin