O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, confirmou a sua presença na cerimónia de tomada de posse de José Maria Neves, eleito chefe de Estado de Cabo Verde no passado domingo, 17 de outubro.
“Ainda hoje [19 de outubro] marquei uma ida à posse do novo Presidente de Cabo Verde, no início de novembro”, disse aos jornalistas. A afirmação foi feita à margem do programa “Mulheres de coragem”, no antigo picadeiro real, junto ao Palácio de Belém, em Lisboa.
Depois de ter vencido as eleições presidenciais, José Maria Neves partilhou que recebeu um telefonema de felicitações do chefe de Estado português e que o convidou a estar presente na sua posse como Presidente da República de Cabo Verde.
No domingo, Rebelo de Sousa divulgou uma nota no site oficial da Presidência da República a informar que tinha conversado nessa noite “com os dois candidatos mais votados” no sufrágio do arquipélago africano, José Maria Neves e Carlos Veiga, “tendo-os saudado pelo desenrolar das eleições”.
Nesse mesmo comunicado pode ainda ler-se que o representante de Portugal felicitou o Presidente eleito, “certo da continuação das excelentes relações entre os dois países e os dois povos irmãos, e desejando-lhe as maiores felicidades no exercício de tão importante mandato”.