O Ministério da Defesa da Rússia informou nesta quarta-feira, 25 de janeiro, que a fragata Almirante Gorshkov testou a capacidade de ataque com mísseis Zircon com um alcance de mais de 900 quilómetros (560 milhas).
A informação foi avançada em comunicado, de acordo com a “Reuters”. No documento é referido que a fragata russa passou na costa portuguesa enquanto testava capacidade de ataque de mísseis hipersónicos.
O comunicado indica que a fragata executou uma simulação num computador sobre mísseis Zircon, projéteis hipersónicos com capacidade de alcançar alvos a mais de mil quilómetros. O “exercício de treino” decorreu na zona ocidental do Oceano Atlântico.
A Defesa russa mencionou ainda que “uma série de exercícios conjuntos com a Marinha da África do Sul e a Marinha do Exército de Libertação do Povo Chinês estão previstos para fevereiro de 2023 ao largo da costa da República da África do Sul”.
E foi a segunda vez que Portugal comunicou o acompanhamento de navios de bandeira russa este ano, depois de o navio científico da Federação Russa, o Akademik Aleksandr Karpinskiy, ter passado ao largo da costa.