Cabo Verde | Portugal | Timor Leste

Timor-Leste: Lu-Olo cancela presença na XII Cimeira CPLP em Cabo Verde

O presidente Francisco Lu-Olo comunicou ontem ao parlamento timorense a sua “indisponibilidade” para se deslocar à XII Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre a 17 e 18 de julho em Cabo Verde.   

De acordo com a carta enviada ao parlamento, Lu-Olo refere que “no actual contexto, ficaria muito tempo fora do país”.  

Em simultâneo, Lu-Olo mantém o pedido de visita a Portugal, a decorrer nos dias 11 e 13 de julho, conforme as declarações de Francisco Vasconcelos, chefe da Casa Civil do presidente timorense, de 23 de maio do corrente: “O Presidente desloca-se primeiro a Portugal para uma visita de Estado e posteriormente viaja para Cabo Verde para participar na cimeira da CPLP”.   

Há indicações de que o parlamento poderá não autorizar a visita oficial de Lu-Olo a Portugal devido à “instabilidade” que tem vindo a caracterizar o novo executivo timorense, causada pela “polémica” lista dos 11 nomes propostos pelo primeiro-ministro Taur Matan Ruak e recusados por Lu-Olo.  

O parlamento irá deliberar sobre o pedido do presidente Lu-Olo na próxima segunda-feira, sendo que é o parlamento que aprova ou não as deslocações do presidente ao estrangeiro.  

Segundo fontes locais, o encontro entre o primeiro-ministro e o presidente timorense que decorreu hoje para resolver a questão que envolve a lista dos 11 não resultou em nenhuma decisão, nem se conhece data para um próximo encontro.  

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo