Portugal | Timor Leste

Timor-Leste: Militares timorenses vão integrar contingentes portugueses em missões da ONU

Bandeira da ONU

O ministro da Defesa português, João Gomes Cravinho, anunciou que os militares timorenses deverão integrar, a partir do próximo ano, contingentes portugueses que sejam destacados em missões de paz das Nações Unidas. Alguns desses militares já estão a ser formados na cidade de Lamego, em Viseu, Portugal.

As afirmações foram feitas em Díli, capital de Timor-Leste, tendo o governante esclarecido que esta ideia de integrar militares timorenses nas referidas operações tem sido debatida a nível bilateral e no espaço da Organização das Nações Unidas (ONU), o que permite ao país participar em missões internacionais.

Este foi um dos assuntos que esteve na agenda das reuniões que Gomes Cravinho manteve em Díli com as autoridades timorenses, incluindo o seu homólogo Filomeno Paixão, o primeiro-ministro Taur Matan Ruak e o Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo.

O ministro concluiu no domingo, 01 de setembro, uma visita oficial de três dias à capital timorense, onde esteve em representação do primeiro-ministro português, António Costa, no 20.º aniversário da Consulta Popular em que os timorenses escolheram a independência.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo