A secretária de Estado da Segurança Social de Portugal, Cláudia Joaquim, irá iniciar esta semana uma visita a Díli, capital de Timor-Leste. A visita ocorrerá no âmbito do fortalecimento das relações bilaterais neste setor e numa altura em que está a ser negociado o novo programa de cooperação de Portugal nesta área.
Cláudia Joaquim fará a deslocação em representação do ministro José António Vieira da Silva e a convite da ministra timorense Armanda Berta dos Santos. Da agenda fará parte a visita a centros de ação social em vários locais do país, bem como a inauguração do primeiro Bloco do Centro Comunitário de Same, a sul de Díli, financiado com apoio português.
A representante de Portugal é aguardada na capital timorense na quarta-feira, 10 de abril, altura em que terá encontros com o embaixador português José Pedro Machado Vieira e com a ministra e vice-ministra da Solidariedade Social, Armanda Berta dos Santos e Signi Chandrawati Verdial, respetivamente.
Um dos eventos mais importantes da visita decorrerá a 16 de abril, data em que se realiza uma Conferência Sobre Segurança Social, promovida pelo Ministério da Solidariedade Social e Inclusão pelo Instituto Nacional de Segurança Social. O evento irá analisar a cooperação bilateral nesta matéria e o sistema de segurança social timorense, entre outros temas.
Está previsto que a visita de Cláudia Joaquim a Timor-Leste termine com uma conferência de imprensa conjunta.