Portugal | Timor Leste

Timor-Leste tem “interesse cada vez maior” em cooperar com Portugal

Luís Faro Ramos

O presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Luís Faro Ramos, declarou que existe “um interesse cada vez maior” de Timor-Leste na cooperação com Portugal, algo visível através de um maior envolvimento financeiro do país nos projetos.

O representante do instituto esteve de visita ao país pertencente à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo feito um balanço positivo sobre a sua estadia no local, do qual disse ter saído com “muitos projetos em carteira”.

Esta deslocação teve como objetivo assinar projetos de cooperação. Para Faro Ramos, um dos momentos mais importantes foi a assinatura de um protocolo para um novo programa de formação contínua em língua portuguesa de professores do ensino não superior, com um custo de 16,28 milhões de euros até 2022 e que irá incluir 86 formadores, 33 portugueses e 53 timorenses, alcançando 4.300 professores timorenses por ano. Portugal financiará o projeto em 3,3 milhões de euros, ficando o restante valor a cargo de Timor-Leste.

O Instituto Camões tem também em Timor-Leste o projeto “Consultório da Língua para Jornalistas”, cujos diplomas da primeira fase foram entregues durante a presença de Luís Faro Ramos no país, devendo em breve arrancar uma segunda fase.

Sabe-se ainda que Portugal desenvolve, através do Ministério da Defesa português, o programa “Em Marcha” de manuais de português para militares. Com o financiamento do Ministério do Trabalho e Solidariedade, foi entregue um pavilhão, na região de Same, para um projeto social de freiras dominicanas.

Já no setor da agricultura, o instituto Camões desenvolve o projeto “Quinta Portugal”.

Recorde-se que os dois países rubricaram em junho, em Lisboa, o Programa Estratégico de Cooperação (PEC) 2018-2022, que terá um envelope financeiro de 70 milhões de euros e como prioridade projetos na área da educação.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo