Cabo Verde | Portugal

Trocas entre Portugal e Cabo Verde atingiram “os melhores resultados de sempre” em 2019

Portugal exportou para Cabo Verde, no ano passado, cerca de 308 milhões de euros, o que se refletiu num aumento de mais de 8%, tendo importando cerca de 116 milhões correspondentes a um acréscimo de 12% comparativamente a 2018. 

De acordo com o novo embaixador de Portugal acreditado na cidade da Praia, António Manuel Albuquerque Vilhena Moniz, estes são “os melhores resultados de sempre” na relação económica bilateral de bens e serviços entre ambos os países. A observação foi feita na quarta-feira, 04 de março, durante a entrega das cartas credenciais ao Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca. 

O diplomata acrescentou que, ao nível do investimento no arquipélago africano, Portugal deverá voltar a ser o principal investidor em 2020, continuando assim a afirmar-se como principal parceiro económico de Cabo Verde enquanto fornecedor, além de segundo maior importador e também um destino “privilegiado” das exportações cabo-verdianas. 

A nível económico e comercial, continuou, são já quase três mil empresas portuguesas que exportam para Cabo Verde, enquanto várias outras empresas planeiam entrar no mercado, procurando parceiros cabo-verdianos para levar a bom porto os seus negócios. 

Vilhena Moniz garantiu que durante a sua missão haverá margem para ser reforçado o plano de estratégia de cooperação que vigora até 2021 e que tem como setores de intervenção prioritária a educação, a formação, a cultura, a ciência, inovação, a justiça e a segurança, bem como a saúde e os assuntos sociais, a energia e o ambiente, o apoio ao orçamento e ao setor privado.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo