capa da Revista de Imprensa Lusófona

Revista de Imprensa Lusófona de 1 de março de 2017

Com as eleições presidenciais em Angola mesmo à porta, o “Jornal de Angola” destaca esta manhã que o “registo eleitoral está na fase final”, com fim marcado para 31 de março e mais de dois milhões novos registos. O matutino refere que também que o acesso à habitação em Angola está agora “mais facilitado”.

Depois dos incidentes que marcaram os primeiros dois dias dos desfiles de Carnaval do Rio de Janeiro, no Brasil, com quatro acidentes e 35 feridos, o Ministério Público anunciou que “vai exigir regras de segurança para alegorias”, destaca o jornal do Brasil “O Globo”. Na política, o Ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Lemos Padilha está hospitalizado e, sem o apoio de Padilha “Temer assume articulação de reformas”.

Os técnicos do Programa de Desenvolvimento Educativo da Guiné Equatorial (PRODEGE) estiveram reunidos esta terça-feira, em Bata, com os seus colaboradores, para identificar os desafios e os objetivos dos projetos relacionados com o pré-escolar, conta a página institucional de notícias da Guiné Equatorial. Na política, o Ministro Delegado dos Assuntos Exteriores, Salomón Nfa Ndong e o Conselheiro da Presidência da República Juan Noel Nsue Ondo, encontraram-se com o seu homólogo Presidente da Guiné Conacri e Presidente da União Africana (UA) Alpha Condé, e o Secretário Adjunto da ONU Jeffrey Feltman. A reunião teve como principais temas a crise da Líbia e a situação atual da Gâmbia, bem como a relação da ONU e da União Africana para a resolução pacífica dos conflitos em África.

O Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, propôs uma lista para a nova administração do Banco Central, e o Governo pede que pelo menos mais uma mulher integre essa proposta, refere em manchete o diário “Público”. Já há três nomes confirmados. O jornal refere também que a Assembleia da República “vai ter cronómetro para acelerar produção de leis”, sendo uma forma de aumentar a transparência e a responsabilidade.

A Transportadora Aérea Cabo-Verdiana (TACV), voltou a cancelar esta terça-feira, a rota aérea entre a cidade da Praia e a cidade Providence, nos EUA. O aviso foi tardio, quando os passageiros já se encontravam dentro do avião, conta o site de notícias de Cabo Verde “A Semana”. O diário faz também alusão à celebração do Carnaval em Cabo Verde, que na ilha de São Vicente levou mais de 80 mil pessoas às ruas e, sublinha que no desfile são os grupos Monte Sossego e Vindos do Oriente que disputam o título de campeão do carnaval 2017.

O antigo presidente da Assembleia da República de Moçambique, Eduardo Joaquim Mulémbwé “apoia segundo mandato” do atual Presidente da República Filipe Nyusi, é o grande destaque esta quarta-feira do jornal “O País”. O diário dá conta das cheias que continuam a causar estragos, com destaque para as 16 pessoas resgatadas de uma viatura da Reserva Natural de Chimanimani, que foi arrastada e acabou por matar cinco pessoas.

O processo de recenseamento eleitoral de raiz, em São Tomé e Príncipe, começou a 25 de fevereiro e já está a causar polémica, depois de o maior partido da oposição MLSTP, ter encontrado duplicações de nomes no registo eleitoral, destaca o portal de notícias são-tomense “Téla Nón”. Com este novo registo eletrónico, pretende-se evitar que voltem a suceder situações semelhantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra ganha pela segunda vez concurso ERC

Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra ganha pela segunda vez concurso ERC

A Investigadora Principal do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), Ana Cristina Santos, acaba de ganhar um…
Cabo Verde: PR propõe fundos para autonomia dos municípios

Cabo Verde: PR propõe fundos para autonomia dos municípios

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, propõe a criação de um Fundo de Desenvolvimento Local e…
Timor-Leste: Representante da CPLP apela à participação nas presidenciais

Timor-Leste: Representante da CPLP apela à participação nas presidenciais

O chefe da missão de observação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) às eleições presidenciais em Timor-Leste, o…
Dia Mundial do Teatro celebrado no Rossio e online

Dia Mundial do Teatro celebrado no Rossio e online

Este ano, o Teatro Nacional D. Maria II celebra o Dia Mundial do Teatro no Rossio, mas também noutras zonas…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin