Revista de Imprensa Lusófona de 1 de março de 2017

capa da Revista de Imprensa Lusófona

capa da Revista de Imprensa Lusófona

Com as eleições presidenciais em Angola mesmo à porta, o “Jornal de Angola” destaca esta manhã que o “registo eleitoral está na fase final”, com fim marcado para 31 de março e mais de dois milhões novos registos. O matutino refere que também que o acesso à habitação em Angola está agora “mais facilitado”.

Depois dos incidentes que marcaram os primeiros dois dias dos desfiles de Carnaval do Rio de Janeiro, no Brasil, com quatro acidentes e 35 feridos, o Ministério Público anunciou que “vai exigir regras de segurança para alegorias”, destaca o jornal do Brasil “O Globo”. Na política, o Ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Lemos Padilha está hospitalizado e, sem o apoio de Padilha “Temer assume articulação de reformas”.

Os técnicos do Programa de Desenvolvimento Educativo da Guiné Equatorial (PRODEGE) estiveram reunidos esta terça-feira, em Bata, com os seus colaboradores, para identificar os desafios e os objetivos dos projetos relacionados com o pré-escolar, conta a página institucional de notícias da Guiné Equatorial. Na política, o Ministro Delegado dos Assuntos Exteriores, Salomón Nfa Ndong e o Conselheiro da Presidência da República Juan Noel Nsue Ondo, encontraram-se com o seu homólogo Presidente da Guiné Conacri e Presidente da União Africana (UA) Alpha Condé, e o Secretário Adjunto da ONU Jeffrey Feltman. A reunião teve como principais temas a crise da Líbia e a situação atual da Gâmbia, bem como a relação da ONU e da União Africana para a resolução pacífica dos conflitos em África.

O Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, propôs uma lista para a nova administração do Banco Central, e o Governo pede que pelo menos mais uma mulher integre essa proposta, refere em manchete o diário “Público”. Já há três nomes confirmados. O jornal refere também que a Assembleia da República “vai ter cronómetro para acelerar produção de leis”, sendo uma forma de aumentar a transparência e a responsabilidade.

A Transportadora Aérea Cabo-Verdiana (TACV), voltou a cancelar esta terça-feira, a rota aérea entre a cidade da Praia e a cidade Providence, nos EUA. O aviso foi tardio, quando os passageiros já se encontravam dentro do avião, conta o site de notícias de Cabo Verde “A Semana”. O diário faz também alusão à celebração do Carnaval em Cabo Verde, que na ilha de São Vicente levou mais de 80 mil pessoas às ruas e, sublinha que no desfile são os grupos Monte Sossego e Vindos do Oriente que disputam o título de campeão do carnaval 2017.

O antigo presidente da Assembleia da República de Moçambique, Eduardo Joaquim Mulémbwé “apoia segundo mandato” do atual Presidente da República Filipe Nyusi, é o grande destaque esta quarta-feira do jornal “O País”. O diário dá conta das cheias que continuam a causar estragos, com destaque para as 16 pessoas resgatadas de uma viatura da Reserva Natural de Chimanimani, que foi arrastada e acabou por matar cinco pessoas.

O processo de recenseamento eleitoral de raiz, em São Tomé e Príncipe, começou a 25 de fevereiro e já está a causar polémica, depois de o maior partido da oposição MLSTP, ter encontrado duplicações de nomes no registo eleitoral, destaca o portal de notícias são-tomense “Téla Nón”. Com este novo registo eletrónico, pretende-se evitar que voltem a suceder situações semelhantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, partilhou que Moçambique está a fortalecer as suas instituições e que…
FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, declarou que a Ucrânia vai necessitar de um apoio orçamental de…
António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, considera “limitado e às vezes nulo” o impacto dos compromissos assumidos…
Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

As autoridades de Macau anunciaram que, a partir de amanhã, as passagens fronteiriças vão ser alargadas a quem for titular…