capa da Revista de Imprensa Lusófona

Revista de Imprensa Lusófona de 13 de fevereiro de 2017

Em Portugal, “o culto aos orixás faz-se em mais de 40 templos em Portugal”, lê-se em manchete no “Jornal de Notícias”, que destaca a “Tenda de Oxossi” em Aveiro, que promove legalização e transparência da religião umbanda. Referência ainda para o número de passageiros nos transportes públicos, que voltou a crescer em 2016.

As zonas de difícil acesso como a província de Angola do Cunene, terão apoio aéreo para facilitar o processo de registo eleitoral para as Presidenciais deste ano, destaca esta segunda-feira o “Jornal de Angola”. O jornal sublinha ainda as declarações do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal Augusto Santos Silva, durante a visita em Angola, que referiu que Portugal tem interesse em contribuir para o processo de diversificação, nomeadamente nos setores das pesas, agricultura e turismo.

“Manutenção vai cobrir 15 mil quilómetros de estradas” em Moçambique, com um orçamento de 1,7 mil milhões de meticais, anúncio feito pela Diretora de Manutenção da Administração de Estradas (ANE) Irene Langa, refere o matutino “Notícias”. Em capa, lê-se ainda que o Distrito de Palma, na província de Cabo Delgado, está a preparar-se para responder à procura de espaço “para a instalação de empresas ligadas aos projetos de exploração de petróleo e gás natural naquela região do país”, onde já foram identificados cerca de mil hectares para esse fim, garantiu a Governadora da província, Celmira da Silva.

O Brasil tinha prometido um ajuste fiscal “para reduzir gastos com função até 30%”, mas a crise financeira fez com que no Rio de Janeiro o Estado só tenha cortado “7% dos cargos comissionados”, de acordo com a manchete do diário brasileiro “O Globo”. Ainda em capa, um estudo do Banco Mundial revela que o Brasil terá 3,6 milhões de “novos pobres”, ou seja, entre 2,5 milhões e 3,6 milhões de brasileiros que viviam acima do limiar da pobreza deixarão de viver nesse limite até ao final de 2017.

A página on-line da “Rádio Jovem Bissau” destaca as reação do Presidente do Parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, perante as declarações do Presidente guineense José Mário Vaz, que o classificou como “infeliz, incendiário, inapropriado e inoportuno”.

Em Cabo Verde, registaram-se apenas 4 casos de dengue na última semana de janeiro. Desde dezembro, um total de 23 casos confirmados, informações foram avançadas pela diretora do Serviço de Vigilância e Respostas às Epidemias da Direção Nacional de Saúde, Maria de Lurdes Monteiro, que são destaque no portal de notícias “Expresso das Ilhas”. Na política, referência ao ex-deputado Nelson Centeio, eleito Presidente da Comissão Política Regional (CPR) do PAICV para Santiago Sul.

Na Guiné-Equatorial, Lucas Abaga Chama, Presidente do Banco dos Estados Centro-africanos (BEAC), foi galardoado com a Medalha de Comando da Ordem de Valor pelo Governo dos Camarões, refere o portal oficial do Governo da Guiné Equatorial. No desporto, sublinha-se a derrota das equipas de futebol equato-guineenses Racing de Micomeseng frente à equipa o Congo, e Sony Ela Nguema contra a Al-Merreikh do Sudão, na ronda preliminar da Liga dos Campões de África. As duas equipas poderão virar os resultados nas rondas da próxima semana.

O site de notícias de São Tomé “Jornal Tropical”, dá conta que o Governo ficou indignado com a visita dos partidos da oposição ao Hospital Ayres de Menezes, considerando ter sido “um pretexto para manchar a credibilidade do Executivo e incitar convulsões sociais”, ao passar “a imagem de que o índice sanitário no arquipélago é baixo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

O Presidente do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD) Jorge Bom Jesus, acredita numa “vitória”…
STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

Terminou esta sexta-feira em São Tomé e Príncipe, a campanha eleitoral para as eleições legislativas, autárquicas e regionais marcada para…
Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

As remessas da diáspora portuguesa em Angola aumentaram 37,5% em julho, o que significa 41,3 milhões de euros. Estes são…
Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

O Ministério das Finanças de Cabo Verde indica que o ‘stock’ da dívida pública aumentou, até julho, 152,5% do Produto Interno…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin