Revista de Imprensa Lusófona de 14 de fevereiro de 2017

A Operação da Polícia Nacional do Cunene, em Angola, resgatou no último fim de semana 38 pessoas e deteve 7 presumíveis autores de tráfico de seres humanos, conta esta manhã o vespertino “O País”. Na área da cooperação nacional, lê-se ainda que o Banco de Desenvolvimento da China já financiou 34 projetos, com um valor total de 1,5 mil milhões de dólares e até ao fim do mês está previsto outro financiamento para mais 25 novos projetos em Angola.

O Banco Central de Moçambique levantou as restrições no uso de cartões no estrangeiro, que era desde janeiro de 2016 limitada a 700 mil meticais, refere esta terça-feira o diário “Notícias”. Boas notícias para o país, conta o jornal, uma vez que em 2017 a água vai chegar a mais de 65 mil pessoas em Inhambane, com a construção ou reabilitação de mais de 130 fontes de abastecimento.

O matutino do Brasil “Estado de São Paulo”, dá conta que as Forças Armadas vão reforçar a segurança no Rio de Janeiro até março e que o Presidente Michel Temer quer “que as tropas façam o trabalho de 12 batalhões e atuem em 50 locais”. Ainda sobre esta crise da greve da Polícia Militar (PM’s), Michel Temer apoia o projeto do Senador Aloysio Nunes Ferreira, que exige a manutenção da atividade de 50 a 80% do total de funcionários e ameaça punir quem impedir o trabalho que quem não quer aderir à greve.

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, referiu esta segunda-feira que o perdão da dívida de 200 milhões de euros contraída com Portugal para financiar o programa habitacional “Casa para Todos”, é uma possibilidade que está a ser negociada com o Governo português, destaca o portal “Expresso das Ilhas”. Na saúde, a direção do Hospital Agostinho Neto classifica como “impasse” a atual greve dos enfermeiros do Centro de Hemodiálise da cidade da Praia, mas garante serviços mínimos.

Em Portugal, o Governo já “descobriu 1500 leis obsoletas para varrer do sistema” em apenas cinco anos de produção legislativa. Esta medida vai permitir mais “transparência” e “facilitar acesso dos cidadãos às leis em vigor”, é a manchete do jornal “Público”. Sublinha-se ainda que a Banca poderá ser parceira do Lone Star no Novo Banco, e que o “o Fundo de Resolução pode ficar com uma posição e grupos privados também poderão entrar”.

A Embaixada norte-americana em Díli esclareceu esta segunda-feira uma notícia falsa, divulgada num site de notícias falsas (http://cnn-channel.com), que referia que o Presidente dos EUA tinha retirado a necessidade de vistos para cidadãos timorenses naquele país. Sendo falsa, os cidadãos timorenses continuam a necessitar de um visto para residir no país, conta o portal de notícias sobre Timor Leste “Sapo Notícias”.

A página oficial do Governo da Guiné Equatorial destaca esta terça-feira que o Governo guineense doou 500.000 euros ao Grupo ACP (Estados de África, Caribe e Pacífico), para apoiar o desenvolvimento sustentável nas áreas que este abrange, e ficou acordado um encontro ACP-Guiné Equatorial para 22, 23 e 24 de fevereiro. Referência ainda para o encontro do Presidente Obiang Nguema Mbasogo com o Ministro da Indústria de Moçambique Tonela Esnesto Max Elias, que decorreu esta segunda-feira, tendo em vista reforçar a cooperação entre os dois países.

São Tomé e Príncipe vai assinar um acordo de cooperação na área da saúde com a República Popular da China, informações avançadas pela equipa chinesa que já se encontra no país e ficará por seis meses, revela o portal on-line “A Bola”.

Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) aponta a dissolução da Assembleia Nacional Popular (ANP) como a “única solução” para saída da crise política que o país vive há mais de um ano, é o destaque do portal de notícias da Guiné-Bissau “Bambaram di Padida”. O blog conta também que Domingos Simões Pereira, Presidente do PAIGC, acusou o Presidente da República de ser “o responsável pela crise atual no país, ao optar por não cumprir nem as leis do país, nem o Acordo de Conacri”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola mantém aposta na diplomacia económica

Angola mantém aposta na diplomacia económica

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, reiterou a aposta do Governo na promoção da diplomacia económica. O…
Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra ganha pela segunda vez concurso ERC

Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra ganha pela segunda vez concurso ERC

A Investigadora Principal do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), Ana Cristina Santos, acaba de ganhar um…
Cabo Verde: PR propõe fundos para autonomia dos municípios

Cabo Verde: PR propõe fundos para autonomia dos municípios

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, propõe a criação de um Fundo de Desenvolvimento Local e…
Timor-Leste: Representante da CPLP apela à participação nas presidenciais

Timor-Leste: Representante da CPLP apela à participação nas presidenciais

O chefe da missão de observação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) às eleições presidenciais em Timor-Leste, o…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin