A Operação da Polícia Nacional do Cunene, em Angola, resgatou no último fim de semana 38 pessoas e deteve 7 presumíveis autores de tráfico de seres humanos, conta esta manhã o vespertino “O País”. Na área da cooperação nacional, lê-se ainda que o Banco de Desenvolvimento da China já financiou 34 projetos, com um valor total de 1,5 mil milhões de dólares e até ao fim do mês está previsto outro financiamento para mais 25 novos projetos em Angola.
O Banco Central de Moçambique levantou as restrições no uso de cartões no estrangeiro, que era desde janeiro de 2016 limitada a 700 mil meticais, refere esta terça-feira o diário “Notícias”. Boas notícias para o país, conta o jornal, uma vez que em 2017 a água vai chegar a mais de 65 mil pessoas em Inhambane, com a construção ou reabilitação de mais de 130 fontes de abastecimento.
O matutino do Brasil “Estado de São Paulo”, dá conta que as Forças Armadas vão reforçar a segurança no Rio de Janeiro até março e que o Presidente Michel Temer quer “que as tropas façam o trabalho de 12 batalhões e atuem em 50 locais”. Ainda sobre esta crise da greve da Polícia Militar (PM’s), Michel Temer apoia o projeto do Senador Aloysio Nunes Ferreira, que exige a manutenção da atividade de 50 a 80% do total de funcionários e ameaça punir quem impedir o trabalho que quem não quer aderir à greve.
O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, referiu esta segunda-feira que o perdão da dívida de 200 milhões de euros contraída com Portugal para financiar o programa habitacional “Casa para Todos”, é uma possibilidade que está a ser negociada com o Governo português, destaca o portal “Expresso das Ilhas”. Na saúde, a direção do Hospital Agostinho Neto classifica como “impasse” a atual greve dos enfermeiros do Centro de Hemodiálise da cidade da Praia, mas garante serviços mínimos.
Em Portugal, o Governo já “descobriu 1500 leis obsoletas para varrer do sistema” em apenas cinco anos de produção legislativa. Esta medida vai permitir mais “transparência” e “facilitar acesso dos cidadãos às leis em vigor”, é a manchete do jornal “Público”. Sublinha-se ainda que a Banca poderá ser parceira do Lone Star no Novo Banco, e que o “o Fundo de Resolução pode ficar com uma posição e grupos privados também poderão entrar”.
A Embaixada norte-americana em Díli esclareceu esta segunda-feira uma notícia falsa, divulgada num site de notícias falsas (http://cnn-channel.com), que referia que o Presidente dos EUA tinha retirado a necessidade de vistos para cidadãos timorenses naquele país. Sendo falsa, os cidadãos timorenses continuam a necessitar de um visto para residir no país, conta o portal de notícias sobre Timor Leste “Sapo Notícias”.
A página oficial do Governo da Guiné Equatorial destaca esta terça-feira que o Governo guineense doou 500.000 euros ao Grupo ACP (Estados de África, Caribe e Pacífico), para apoiar o desenvolvimento sustentável nas áreas que este abrange, e ficou acordado um encontro ACP-Guiné Equatorial para 22, 23 e 24 de fevereiro. Referência ainda para o encontro do Presidente Obiang Nguema Mbasogo com o Ministro da Indústria de Moçambique Tonela Esnesto Max Elias, que decorreu esta segunda-feira, tendo em vista reforçar a cooperação entre os dois países.
São Tomé e Príncipe vai assinar um acordo de cooperação na área da saúde com a República Popular da China, informações avançadas pela equipa chinesa que já se encontra no país e ficará por seis meses, revela o portal on-line “A Bola”.
Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) aponta a dissolução da Assembleia Nacional Popular (ANP) como a “única solução” para saída da crise política que o país vive há mais de um ano, é o destaque do portal de notícias da Guiné-Bissau “Bambaram di Padida”. O blog conta também que Domingos Simões Pereira, Presidente do PAIGC, acusou o Presidente da República de ser “o responsável pela crise atual no país, ao optar por não cumprir nem as leis do país, nem o Acordo de Conacri”