capa da Revista de Imprensa Lusófona

Revista de Imprensa Lusófona de 15 de fevereiro de 2017

A primeira máquina de produção de energia elétrica da Central de Laúca, Angola, começa a funcionar a partir de julho, anunciou esta terça-feira o Ministro Da Energias e Águas João Baptista Borges, é a manchete no “Jornal de Angola”. Em capa, o Governo anunciou que irá iniciar dentro de um mês um estudo para implementar uma reforma nas remunerações do setor económico e empresas públicas, comunicou o Ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto.

O projeto de combate à pobreza virado para os agricultores, através de assistência e financiamento de linhas de crédito sem taxas de juro e/ou bonificadas foi aprovado esta terça-feira, sublinha o diário de Moçambique “O País”. No desporto, o jornal anuncia o Campeonato de Futebol Moçambola , que terá início a 4 de março, em Manica.

No matutino “Destak” do Rio de Janeiro e um pouco por toda a imprensa no Brasil, o destaque é a mais recente decisão do Supremo Tribunal Federal relativamente a querer manter Moreira Franco como Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. Também na capa, o jornal dá conta que as Forças Armadas já reforçaram a segurança no Rio de Janeiro com 9 mil homens no terreno.

A página oficial da “Rádio Jovem Bissau” refere esta quarta-feira que “a Guiné-Bissau vai emitir 19,8 milhões de euros em bilhetes de tesouro a 22 de fevereiro”, revelou a Agência de Títulos da União Monetária Oeste-Africana. O site sublinha ainda o alerta da ONU para o “clima de desconfiança entre atores políticos”. O Conselho de Segurança das Nações Unidas debateu à porta fechada a situação na Guiné-Bissau e deve renovar a sua missão de consolidação da paz a 23 de fevereiro.

Os ex-Presidentes de Cabo Verde Aristides Pereira e Mascarenhas Monteiro, ocupam a capa da edição semanal do “Expresso das Ilhas”. Nesta edição dão uma entrevista à investigadora Eurídice Monteiro, para assinalar os 26 anos das primeiras eleições presidenciais livres a 17 de fevereiro e falarem sobre a condição da democracia no país. No turismo, destaque para a ilha de São Vicente, que se encontra “na rota de um turismo de milhões” por ser um dos melhores locais do mundo para a prática da pesca desportiva.

Esta segunda-feira, o Chefe de Estado da Guiné Equatorial, Obiang Nguema Mbasogo, reuniu-se com o diplomata da República Democrática da Coreia Kwak Ji Hwan, da França Fred Constant, e com a Embaixadora do Congo Celestine Kuakua, refere a página oficial do Governo da Guiné Equatorial. A página sublinha ainda que o Presidente da Câmara de Comércio, Agricultura e Florestas de Bioko, Gregorio Boho Camo se encontrou com o membro do Ministério homólogo do Uruguai, Heraldo Méndez.

O jornal on-line de São Tomé e Príncipe “O Parvo” refere as declarações da Embaixadora dos EUA no país, Cynthia H. Akuetteh, que diz que “ainda não se conhece a política do novo presidente (Donald Trump) em termos de cooperação com São Tomé e Príncipe”.

Em Portugal, a capa do “Diário de Notícias” abre esta manhã com o título “SMS desagradam a Marcelo e explicam tom duro com Centeno”, relativamente às mensagens trocadas entre o ministro das Finanças, Mário Centeno, e o ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos António Domingues, e que levaram o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa a exigir que o Ministro se explicasse publicamente sobre o conteúdo das mesmas. O jornal refere ainda o alerta dos juízes para eventuais “atrasos” e “perturbações” nas eleições autárquicas deste ano, “face ao desfasamento entre a lei eleitoral e o novo mapa judiciário”.

São oito os candidatos às eleições Presidenciais de 20 de março em Timor Leste, e já estão validadas todas as candidaturas, revela o site de notícias “Sapo Notícias”. O site faz ainda referência ao Primeiro-ministro Rui Araújo, que declarou esta terça-feira que rejeita ser uma “marioneta” do ex-Presidente Xanana Gusmão, pois algumas vozes mais críticas acusam o Primeiro-ministro de não executar as funções na sua plenitude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

O Presidente do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD) Jorge Bom Jesus, acredita numa “vitória”…
STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

Terminou esta sexta-feira em São Tomé e Príncipe, a campanha eleitoral para as eleições legislativas, autárquicas e regionais marcada para…
Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

As remessas da diáspora portuguesa em Angola aumentaram 37,5% em julho, o que significa 41,3 milhões de euros. Estes são…
Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

O Ministério das Finanças de Cabo Verde indica que o ‘stock’ da dívida pública aumentou, até julho, 152,5% do Produto Interno…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin