capa da Revista de Imprensa Lusófona

Revista de Imprensa Lusófona de 17 de fevereiro de 2017

“Manuel Vicente e Orlando Figueira acusados de corrupção” é a manchete do matutino de Portugal “Jornal i”, referindo-se ao vice-presidente angolano e ao magistrado português, que terá recebido mais de 750 mil euros para arquivar inquéritos e falsificar documentos. O jornal faz ainda referência às “mentiras de Sócrates a Cavaco Silva”, referindo-se ao conteúdo do livro lançado esta quinta-feira pelo ex-Presidente da República Cavaco Silva, intitulado “Quinta-feira e outros dias”.

Os ritmos carnavalescos de semba e kazukuta já começam a ouvir-se em Angola, com os últimos preparativos para a marcha de Carnaval na Marginal de Luanda, destaca esta manhã o “Jornal de Angola”. Na política, o jornal revela que o candidato às eleições presidenciais deste ano pelo Partido MPLA, João Lourenço, vai apresentar-se formalmente este sábado na praça “Comandante Cowboy” no Lubango.

Em Moçambique, o ciclone Dineo matou sete pessoas e deixou afetadas cerca de 130 mil na região de Inhambane, conta o matutino “O País”. O outro destaque esta sexta-feira é o surto de cólera em Moçambique, que já matou uma pessoa em Maputo.

O diário do Brasil “O Globo”, dá conta que o Supremo Tribunal Federal vai indemnizar os presos pelas celas em mau estado, uma medida que será alargada aos juízes de todo o país. Dados de 2014 mostram que nesse ano havia apenas 371 mil vagas para 622 mil presos. O jornal refere ainda mais dados, desta vez relativamente à escolaridade: o “Censo Escola 2016” revelou esta semana que há 2,8 milhões de crianças e adolescentes brasileiros que não frequentam a escola.

O site de notícias da Guiné-Bissau “Bambaram di Padida”, sublinha esta manhã o filme “Spell Reel” realizado pelo guineense Sana na N’Hada, que estreou esta quarta-feira na 67ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim.

O XV Congresso do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) arranca esta sexta-feira no Auditório Nacional da cidade da Praia, refere o jornal on-line de Cabo Verde “Expresso das Ilhas”. O portal destaca ainda que o Governo está a avaliar a necessidade de instalar tribunais de pequenas causas e de execução de penas no país, dados revelados durante o seminário “Arbitragem, evolução, legislação e perspetivas futuras”.

A Guiné-Equatorial é o primeiro país a ser reconhecido para celebrar o “Mês da História Afro-americana” dos EUA e Anatolio Ndong Mba, o Embaixador da Guiné-Equatorial na ONU, esteve presente na cerimónia, revela a página institucional de notícias guineense. O site refere ainda que o Presidente do Chade e o Presidente dos Camarões chegam esta sexta-feira ao país, para participarem na 13ª Conferência Ordinária de Chefes de Estado da CEMAC.

O portal on-line da “Agência Noticiosa de São Tomé e Príncipe”, dá conta de que foi aprovada a lei de combate ao crime informático, com disposições penais de 1 a 5 anos de prisão, decisão tomada esta semana na Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe.

O site de notícias sobre Timor Leste “SapoNotícias”, refere que a ex-ministra das Finanças timorense, Emília Pires condenada por corrupção, pediu o afastamento do Presidente do Tribunal de Recurso Guilhermino da Silva, depois deste ter assumido a sua posição relativamente ao processo judicial em curso no jornal Timor Post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola mantém aposta na diplomacia económica

Angola mantém aposta na diplomacia económica

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, reiterou a aposta do Governo na promoção da diplomacia económica. O…
Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra ganha pela segunda vez concurso ERC

Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra ganha pela segunda vez concurso ERC

A Investigadora Principal do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), Ana Cristina Santos, acaba de ganhar um…
Cabo Verde: PR propõe fundos para autonomia dos municípios

Cabo Verde: PR propõe fundos para autonomia dos municípios

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, propõe a criação de um Fundo de Desenvolvimento Local e…
Timor-Leste: Representante da CPLP apela à participação nas presidenciais

Timor-Leste: Representante da CPLP apela à participação nas presidenciais

O chefe da missão de observação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) às eleições presidenciais em Timor-Leste, o…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin