capa da Revista de Imprensa Lusófona

Revista de Imprensa Lusófona de 23 de fevereiro de 2017

Em manchete no “Diário de Notícias”, o Governo português promete o reembolso do IRS em menos de um mês, devido à execução do programa de facilitação Simplex+. Referência ainda para a região sul de Portugal, onde os casos de cancro continuam a aumentar, com números de 2011 a apontar para 2,7 diagnósticos de tumores malignos por hora. Estes dados referentes a 2011, serão apresentados esta quinta-feira nas jornadas do Registo Oncológico Regional Sul.

José Carvalho da Rocha, Ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, anunciou esta quarta-feira que as obras do Centro de Controlo e Missão de Satélites de Angola, estarão concluídas ainda este ano, e a central receberá o sinal do primeiro Satélite de Comunicação Geoestacionário Angolano (Angosat), ressalva esta manhã o portal do “Jornal de Angola”. O portal revela ainda que várias empresas italianas vão financiar grandes projetos em Angola, nos setores da Agricultura, Energia, Indústria, Pescas, Hotelaria e Turismo.

Moçambique e a República árabe Saarauí Democrática (RASD) assinaram, esta quarta-feira, um memorando de entendimento que reforça a cooperação bilateral no sector político-diplomático, destaca o vespertino “O País”. O jornal acrescenta ainda que a República árabe Saarauí Democrática “quer que Moçambique trave a influência de Marrocos na União Africana (UA)”. Em grande destaque na capa, a destruição deixada pela passagem do ciclone Dineo, que chegou ao país a 15 de fevereiro e cujas vítimas contam “com a ajuda de parceiros”.

Esta quinta-feira é dia do semanário de Cabo Verde “A Nação”, e na capa surge em grande plano o Primeiro-Ministro Ulisses Correia e Silva, que “desafia o Parlamento” e “quer, a todo custo, impor um regime de incompatibilidades, enquanto na prática vai agindo em sentido contrário” sublinha o jornal. O semanário revela também que as obras para a construção do complexo do ilhéu de Santa Maria serão retomadas dentro de um mês.

A página oficial do Governo da Guiné Equatorial dá conta da reunião, esta quarta-feira, entre o Ministro do Trabalho, Promoção do Emprego e Segurança Social, José Ángel Borico Moisés, e o Embaixador chinês na Guiné Equatorial Chen Gouyou, onde conversaram sobre a construção do Centro de Treino Ocupacional na província de Djibloho, uma doação do Governo chinês.

O site de notícias de São Tomé e Príncipe “Jornal Transparência” conta que chegam esta quinta-feira ao país, no âmbito do projeto RIQUEB (Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico de São Tomé e Príncipe), guias de formação para o ensino básico doados pela Fundação Calouste Gulbenkian. Esta fundação apoia o país na reforma do ensino básico desde 1986.

No quadro da luta contra tuberculose, paludismo e VIH/sida, a Guiné-Bissau vai beneficiar de um apoio de 26 milhões de euros, financiados pelo Fundo Mundial, para a luta contra a tuberculose, o paludismo e o VIH, destaca o blog de notícias “Bambaram di Padida”.

O Governo do Brasil vai fazer uma parceria inédita com o Governo do Paraguai, para investigar  uma rede de lavagem de dinheiro, descoberta a partir do caso “Lava Jato”, é o grande destaque do matutino “O Globo”. O jornal refere também em manchete que Alexandre de Moraes foi aprovado no Senado para próximo ministro do Supremo Tribunal Federal, com 53 votos a favor e 13 contra.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde encontra-se entre os 21 melhores destinos para se visitar em janeiro de 2023, de acordo com a lista…
Angola: Acidentes de viação são segunda causa de morte do país

Angola: Acidentes de viação são segunda causa de morte do país

A Vice-Presidente de Angola, Esperança da Costa, partilhou a sua surpresa no que diz respeito à existência de um grande número…
Moçambique recebe mais USD 59 milhões do FMI para OE

Moçambique recebe mais USD 59 milhões do FMI para OE

O Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu a primeira avaliação do programa de financiamento de três anos ao Orçamento do Estado…
Moçambique: FMI prevê elevado crescimento do crédito à economia

Moçambique: FMI prevê elevado crescimento do crédito à economia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima um crescimento considerável do crédito à economia em 2023 para Moçambique.  Se isso se…