Revista de Imprensa Lusófona de 23 de fevereiro de 2017

capa da Revista de Imprensa Lusófona

capa da Revista de Imprensa Lusófona

Em manchete no “Diário de Notícias”, o Governo português promete o reembolso do IRS em menos de um mês, devido à execução do programa de facilitação Simplex+. Referência ainda para a região sul de Portugal, onde os casos de cancro continuam a aumentar, com números de 2011 a apontar para 2,7 diagnósticos de tumores malignos por hora. Estes dados referentes a 2011, serão apresentados esta quinta-feira nas jornadas do Registo Oncológico Regional Sul.

José Carvalho da Rocha, Ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, anunciou esta quarta-feira que as obras do Centro de Controlo e Missão de Satélites de Angola, estarão concluídas ainda este ano, e a central receberá o sinal do primeiro Satélite de Comunicação Geoestacionário Angolano (Angosat), ressalva esta manhã o portal do “Jornal de Angola”. O portal revela ainda que várias empresas italianas vão financiar grandes projetos em Angola, nos setores da Agricultura, Energia, Indústria, Pescas, Hotelaria e Turismo.

Moçambique e a República árabe Saarauí Democrática (RASD) assinaram, esta quarta-feira, um memorando de entendimento que reforça a cooperação bilateral no sector político-diplomático, destaca o vespertino “O País”. O jornal acrescenta ainda que a República árabe Saarauí Democrática “quer que Moçambique trave a influência de Marrocos na União Africana (UA)”. Em grande destaque na capa, a destruição deixada pela passagem do ciclone Dineo, que chegou ao país a 15 de fevereiro e cujas vítimas contam “com a ajuda de parceiros”.

Esta quinta-feira é dia do semanário de Cabo Verde “A Nação”, e na capa surge em grande plano o Primeiro-Ministro Ulisses Correia e Silva, que “desafia o Parlamento” e “quer, a todo custo, impor um regime de incompatibilidades, enquanto na prática vai agindo em sentido contrário” sublinha o jornal. O semanário revela também que as obras para a construção do complexo do ilhéu de Santa Maria serão retomadas dentro de um mês.

A página oficial do Governo da Guiné Equatorial dá conta da reunião, esta quarta-feira, entre o Ministro do Trabalho, Promoção do Emprego e Segurança Social, José Ángel Borico Moisés, e o Embaixador chinês na Guiné Equatorial Chen Gouyou, onde conversaram sobre a construção do Centro de Treino Ocupacional na província de Djibloho, uma doação do Governo chinês.

O site de notícias de São Tomé e Príncipe “Jornal Transparência” conta que chegam esta quinta-feira ao país, no âmbito do projeto RIQUEB (Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico de São Tomé e Príncipe), guias de formação para o ensino básico doados pela Fundação Calouste Gulbenkian. Esta fundação apoia o país na reforma do ensino básico desde 1986.

No quadro da luta contra tuberculose, paludismo e VIH/sida, a Guiné-Bissau vai beneficiar de um apoio de 26 milhões de euros, financiados pelo Fundo Mundial, para a luta contra a tuberculose, o paludismo e o VIH, destaca o blog de notícias “Bambaram di Padida”.

O Governo do Brasil vai fazer uma parceria inédita com o Governo do Paraguai, para investigar  uma rede de lavagem de dinheiro, descoberta a partir do caso “Lava Jato”, é o grande destaque do matutino “O Globo”. O jornal refere também em manchete que Alexandre de Moraes foi aprovado no Senado para próximo ministro do Supremo Tribunal Federal, com 53 votos a favor e 13 contra.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Acompanhar os que vivem nos lugares mais remotos dos Andes é um desafio no Peru

Acompanhar os que vivem nos lugares mais remotos dos Andes é um desafio no Peru

Na Diocese de Tacna e Moquegua, que cobre uma vasta área na região do Altiplano, entre os Andes e o…
Cabo Verde: Júlio Correia solicita desfiliação do PAICV

Cabo Verde: Júlio Correia solicita desfiliação do PAICV

O militante de longa data do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, PAICV, Júlio Correia, solicitou a sua imediata…
Namíbia: Governo e UNICEF vão promover acesso gratuito à internet nas escolas

Namíbia: Governo e UNICEF vão promover acesso gratuito à internet nas escolas

Duas mil e duas escolas estão mapeadas para beneficiar do Projecto Giga do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF)…
Artista plástico Miranda Brito expõe "Tramitações de Vidas" até ao final do mês

Artista plástico Miranda Brito expõe "Tramitações de Vidas" até ao final do mês

O artista plástico Miranda Brito expõe, na Biblioteca Municipal de Setúbal, “Tramitações de Vidas”. A exposição, inaugurada no passado dia…