capa da Revista de Imprensa Lusófona

Revista de Imprensa Lusófona de 24 de fevereiro de 2017

A página institucional de notícias da Guiné Equatorial revela, esta sexta-feira, que já se encontra em construção um novo terminal no Aeroporto Internacional de Malabo, para conseguir satisfazer a procura da população e fazer face à concorrência. O site dá ainda conta de que o Ministro do Comércio, Antonio Pedro Olivera Boropu esteve em Bruxelas com o Secretário Geral do Grupo de Países de África, Caribe e Pacífico (ACP), Patrick I. Gomes.

Na Guiné-Bissau, o clima tem sido de contestação e o destaque do site de notícias “Rádio Sol Mansi”, dá conta a manifestação que decorreu esta quinta-feira nas ruas de Bissau. O Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados (MCCI) está na organização desta manifestação. Os guineenses pediram “piedade” por parte do Presidente José Mário Vaz, e a convocação de eleições antecipadas, para conseguirem sair da crise política e do regime de opressão que o país atravessa.

A companhia aérea Binter Cabo Verde tem uma nova rota aérea para a ilha da Boa Vista e o voo inaugural está agendado para o 3 de março, conta o site de notícias de Cabo Verde “A Semana”. Na política, destaque para as declarações do Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Jorge Santos, que garante que a reforma do Parlamento nesta legislatura “deverá deixar de fora alterações às remunerações dos titulares de cargos políticos”.

Especialistas da Organização Mundial da Saúde, chegam esta semana a São Tomé e Príncipe para reforçar a investigação da doença infeciosa “celulite necrotizante”, que afeta mais os homens que as mulheres e chegou ao país em outubro do ano passado, sublinha esta sexta-feira o jornal on-line “Téla Nón”. O portal reforça ainda que o Plano de Ação de Resposta à Celulite Necrotizante já foi validado.

Uma equipa de observadores da União Europeia já iniciou a observação às Presidenciais em oito municípios de Timor Leste, conta o portal de notícias “Sapo Notícias”. A chefe da missão de observação é a eurodeputada espanhola Izaskun Bilbao Barandica.

Em Portugal há pais que pagam para ter vigilantes na escola dos filhos que frequentam o ensino pré-escolar e 1º ciclo, como forma de combater a falta de funcionários, conta o vespertino “Jornal de Notícias”. Nesta época de Carnaval, o diário conta que o Porto, cidade que foi distinguida este mês como melhor destino europeu para viajar, ultrapassou o Algarve em reservas para as miniférias do Carnaval.

Em manchete no jornal de Angola “O País”, vê-se uma fotografia do candidato presidencial do MPLA, João Lourenço, que se apresenta esta sexta-feira e sábado à população da província de Bié, local onde fez os primeiros estudos primários e secundários. O jornal faz ainda saber que as primeiras paragens de táxis foram instaladas entre Viana e o centro da cidade, e os taxistas e utentes estão muito satisfeitos com esta decisão do Governo de Luanda.

A partir de 2018, a região de Temane, na província de Inhambane, Moçambique, terá a primeira central de gás natural que terá uma capacidade de 400 Megawatts por ano, revela o diário de Moçambique “Notícias”. Conta ainda que a central terá uma linha de transmissão entre Temane e Maputo. O jornal conta ainda que uma equipa técnica se encontra a acompanhar a venda de materiais de construção em Inhambane, por causa dos estragos do ciclone Dineo, para evitar a especulação dos preços.

O Presidente do Brasil, Michel Temer, já apontou o deputado Osmar Serraglio (Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB) para ser o próximo ministro das Finanças, em substituição de Alexandre de Moraes, agora ministro do Supremo Tribunal Federal, conta o matutino “Estado de São Paulo”. Contudo, esta decisão dividiu o próprio partido PMDB. Na saúde, o jornal revela um estudo da Organização Mundial de Saúde, que aponta o Brasil como o país do mundo com maior taxa de transtornos de ansiedade (9,3%), e o quinto relativamente à depressão (5,8%).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique regista cerca de 1.9 milhão de pessoas em insegurança alimentar

Moçambique regista cerca de 1.9 milhão de pessoas em insegurança alimentar

O Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN) informou que cerca de 1.9 milhão de pessoas poderão estar em…
Japão doa mais de 70 milhões a Timor-Leste para infraestruturas

Japão doa mais de 70 milhões a Timor-Leste para infraestruturas

O Governo do Japão doou, em 2021, 77 milhões de dólares americanos (68 milhões de euros) ao Governo de Timor-Leste.…
Angola: PGR registou 700 novos processos-crime em 2021

Angola: PGR registou 700 novos processos-crime em 2021

O Procurador-Geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós, declarou que foram instaurados cerca de 700 novos processos-crime em 2021.…
Moçambique: Governo assegura expansão de abastecimento de água

Moçambique: Governo assegura expansão de abastecimento de água

O Governo moçambicano informou que vai trabalhar, em coordenação com o setor privado, para a expansão da rede pública de…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin