capa da Revista de Imprensa Lusófona

Revista de Imprensa Lusófona de 24 de fevereiro de 2017

A página institucional de notícias da Guiné Equatorial revela, esta sexta-feira, que já se encontra em construção um novo terminal no Aeroporto Internacional de Malabo, para conseguir satisfazer a procura da população e fazer face à concorrência. O site dá ainda conta de que o Ministro do Comércio, Antonio Pedro Olivera Boropu esteve em Bruxelas com o Secretário Geral do Grupo de Países de África, Caribe e Pacífico (ACP), Patrick I. Gomes.

Na Guiné-Bissau, o clima tem sido de contestação e o destaque do site de notícias “Rádio Sol Mansi”, dá conta a manifestação que decorreu esta quinta-feira nas ruas de Bissau. O Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados (MCCI) está na organização desta manifestação. Os guineenses pediram “piedade” por parte do Presidente José Mário Vaz, e a convocação de eleições antecipadas, para conseguirem sair da crise política e do regime de opressão que o país atravessa.

A companhia aérea Binter Cabo Verde tem uma nova rota aérea para a ilha da Boa Vista e o voo inaugural está agendado para o 3 de março, conta o site de notícias de Cabo Verde “A Semana”. Na política, destaque para as declarações do Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Jorge Santos, que garante que a reforma do Parlamento nesta legislatura “deverá deixar de fora alterações às remunerações dos titulares de cargos políticos”.

Especialistas da Organização Mundial da Saúde, chegam esta semana a São Tomé e Príncipe para reforçar a investigação da doença infeciosa “celulite necrotizante”, que afeta mais os homens que as mulheres e chegou ao país em outubro do ano passado, sublinha esta sexta-feira o jornal on-line “Téla Nón”. O portal reforça ainda que o Plano de Ação de Resposta à Celulite Necrotizante já foi validado.

Uma equipa de observadores da União Europeia já iniciou a observação às Presidenciais em oito municípios de Timor Leste, conta o portal de notícias “Sapo Notícias”. A chefe da missão de observação é a eurodeputada espanhola Izaskun Bilbao Barandica.

Em Portugal há pais que pagam para ter vigilantes na escola dos filhos que frequentam o ensino pré-escolar e 1º ciclo, como forma de combater a falta de funcionários, conta o vespertino “Jornal de Notícias”. Nesta época de Carnaval, o diário conta que o Porto, cidade que foi distinguida este mês como melhor destino europeu para viajar, ultrapassou o Algarve em reservas para as miniférias do Carnaval.

Em manchete no jornal de Angola “O País”, vê-se uma fotografia do candidato presidencial do MPLA, João Lourenço, que se apresenta esta sexta-feira e sábado à população da província de Bié, local onde fez os primeiros estudos primários e secundários. O jornal faz ainda saber que as primeiras paragens de táxis foram instaladas entre Viana e o centro da cidade, e os taxistas e utentes estão muito satisfeitos com esta decisão do Governo de Luanda.

A partir de 2018, a região de Temane, na província de Inhambane, Moçambique, terá a primeira central de gás natural que terá uma capacidade de 400 Megawatts por ano, revela o diário de Moçambique “Notícias”. Conta ainda que a central terá uma linha de transmissão entre Temane e Maputo. O jornal conta ainda que uma equipa técnica se encontra a acompanhar a venda de materiais de construção em Inhambane, por causa dos estragos do ciclone Dineo, para evitar a especulação dos preços.

O Presidente do Brasil, Michel Temer, já apontou o deputado Osmar Serraglio (Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB) para ser o próximo ministro das Finanças, em substituição de Alexandre de Moraes, agora ministro do Supremo Tribunal Federal, conta o matutino “Estado de São Paulo”. Contudo, esta decisão dividiu o próprio partido PMDB. Na saúde, o jornal revela um estudo da Organização Mundial de Saúde, que aponta o Brasil como o país do mundo com maior taxa de transtornos de ansiedade (9,3%), e o quinto relativamente à depressão (5,8%).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola mantém aposta na diplomacia económica

Angola mantém aposta na diplomacia económica

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, reiterou a aposta do Governo na promoção da diplomacia económica. O…
Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra ganha pela segunda vez concurso ERC

Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra ganha pela segunda vez concurso ERC

A Investigadora Principal do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), Ana Cristina Santos, acaba de ganhar um…
Cabo Verde: PR propõe fundos para autonomia dos municípios

Cabo Verde: PR propõe fundos para autonomia dos municípios

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, propõe a criação de um Fundo de Desenvolvimento Local e…
Timor-Leste: Representante da CPLP apela à participação nas presidenciais

Timor-Leste: Representante da CPLP apela à participação nas presidenciais

O chefe da missão de observação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) às eleições presidenciais em Timor-Leste, o…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin