capa da Revista de Imprensa Lusófona

Revista de Imprensa Lusófona de 27 de fevereiro de 2017

O matutino de Portugal “Jornal i”, faz manchete com o caso dos offshores e destaca a posição do Secretário dos Assuntos Fiscais de Cavaco e Durão Barroso, Vasco Valdez, que referiu que os especialistas acreditam que o “dinheiro não saiu ilegalmente”, porque “os bancos transmitiram a devida informação”. Ainda sobre a banca, a Caixa Geral de Depósito vai encerrar alguns balcões já em março, devido ao plano de reestruturação que já se encontra em marcha.

O Governo de Angola propôs uma alteração à lei do subsistema do Ensino Superior, para promover a credibilidade dos processos de homologação e de reconhecimento dos estudos, sublinha esta segunda-feira o “Jornal de Angola”. O jornal refere ainda que a exportação de bananas para Portugal já atingiu, só este ano, as 27 toneladas e o Perímetro Irrigado de Caxito espera que este ano chegue às mais de 200 toneladas.

O Presidente da República de Moçambique Filipe Nyusi (FRELIMO), falou com Afonso Dhlakama (RENAMO) e ambos concordaram que deve haver vigilância para manter a paz e a tranquilidade, para evitar colocar em risco as tréguas entre os líderes dos dois partidos, conta o diário “O País”. Também na capa, o jornal noticia que as Centrais Elétricas de Chicamba e Mavuzi arrancam em março.

Um estudo iniciado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2012, referente ao número de desempregados no Brasil, atingiu o valor mais alto da História do Brasil com cerca 13 milhões de brasileiros nesta situação, refere o vespertino “Jornal Indústria & Comércio”. Por outro lado, as boas notícias dão conta da reavaliação da expectativa de produção de soja no Brasil, que deverá atingir as 19 toneladas na temporada 2016/2017.

O jornal on-line “A Nação”, faz manchete com a declaração do Ministro da Economia e Emprego de Cabo Verde, José Gonçalves, que adiantou que vão avançar os estudos para a construção do futuro aeroporto em Porto Novo, na ilha de Santo Antão e a obra tem início previsto para finais de 2020. No desporto, destaque para os atleta cabo-verdianos Edena Lima (medalha de bronze) e Hélio Samuel (medalha de prata), que conquistaram títulos na prova de trilho na competição Transgrancanárias, nas Ilhas Canárias.

O blog de notícias da Guiné-Bissau “Djemberém”, faz referência ao Carnaval no país e destaca o desfile de Carnaval do Setor Autónomo de Bissau, onde venceu o grupo do bairro “Chão de Papel Varela”, e em segundo lugar ficou classificado o grupo carnavalesco “Bairro de Tchada”.

O Embaixador da Guiné Equatorial na Venezuela, Nsang Anvene, esteve na capital Caracas com a delegação da Câmara de Integração Afro Latino-americana (ALAIC sigla em inglês), para explorar e discutir os projetos de cooperação e desenvolvimento com essa entidade. A página institucional de notícias sobre a Guiné Equatorial, sublinha ainda o fim de vários cargos no Governo, anunciados por carta pelo Chefe de Estado Obiang Nguema Mbasogo: a Ministra da Cultura, Guillermina Mokuy Mba Obono e a Diretora Geral do Gabinete do Presidente e da Câmara dos Deputados, Natividad Chevola Bomala.

Mariano Sabino é o novo Presidente do Partido Democrático de Timor Leste (PD) e António da Conceição o mais recente Secretário-geral do mesmo partido, eleitos durante o 3º Congresso do Partido, refere o site de notícias “Sapo Notícias”.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

O espetáculo “Nuvem”, de Carlos Manuel Rodrigues, vencedor da 4ª Edição do Prémio Miguel Rovisco – Novos Textos Teatrais, estreia…
Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

O presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), Francisco Carvalho, disse estar “expectante” com a implementação da Polícia Municipal em…
STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…