capa da Revista de Imprensa Lusófona

Revista de Imprensa Lusófona de 27 de fevereiro de 2017

O matutino de Portugal “Jornal i”, faz manchete com o caso dos offshores e destaca a posição do Secretário dos Assuntos Fiscais de Cavaco e Durão Barroso, Vasco Valdez, que referiu que os especialistas acreditam que o “dinheiro não saiu ilegalmente”, porque “os bancos transmitiram a devida informação”. Ainda sobre a banca, a Caixa Geral de Depósito vai encerrar alguns balcões já em março, devido ao plano de reestruturação que já se encontra em marcha.

O Governo de Angola propôs uma alteração à lei do subsistema do Ensino Superior, para promover a credibilidade dos processos de homologação e de reconhecimento dos estudos, sublinha esta segunda-feira o “Jornal de Angola”. O jornal refere ainda que a exportação de bananas para Portugal já atingiu, só este ano, as 27 toneladas e o Perímetro Irrigado de Caxito espera que este ano chegue às mais de 200 toneladas.

O Presidente da República de Moçambique Filipe Nyusi (FRELIMO), falou com Afonso Dhlakama (RENAMO) e ambos concordaram que deve haver vigilância para manter a paz e a tranquilidade, para evitar colocar em risco as tréguas entre os líderes dos dois partidos, conta o diário “O País”. Também na capa, o jornal noticia que as Centrais Elétricas de Chicamba e Mavuzi arrancam em março.

Um estudo iniciado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2012, referente ao número de desempregados no Brasil, atingiu o valor mais alto da História do Brasil com cerca 13 milhões de brasileiros nesta situação, refere o vespertino “Jornal Indústria & Comércio”. Por outro lado, as boas notícias dão conta da reavaliação da expectativa de produção de soja no Brasil, que deverá atingir as 19 toneladas na temporada 2016/2017.

O jornal on-line “A Nação”, faz manchete com a declaração do Ministro da Economia e Emprego de Cabo Verde, José Gonçalves, que adiantou que vão avançar os estudos para a construção do futuro aeroporto em Porto Novo, na ilha de Santo Antão e a obra tem início previsto para finais de 2020. No desporto, destaque para os atleta cabo-verdianos Edena Lima (medalha de bronze) e Hélio Samuel (medalha de prata), que conquistaram títulos na prova de trilho na competição Transgrancanárias, nas Ilhas Canárias.

O blog de notícias da Guiné-Bissau “Djemberém”, faz referência ao Carnaval no país e destaca o desfile de Carnaval do Setor Autónomo de Bissau, onde venceu o grupo do bairro “Chão de Papel Varela”, e em segundo lugar ficou classificado o grupo carnavalesco “Bairro de Tchada”.

O Embaixador da Guiné Equatorial na Venezuela, Nsang Anvene, esteve na capital Caracas com a delegação da Câmara de Integração Afro Latino-americana (ALAIC sigla em inglês), para explorar e discutir os projetos de cooperação e desenvolvimento com essa entidade. A página institucional de notícias sobre a Guiné Equatorial, sublinha ainda o fim de vários cargos no Governo, anunciados por carta pelo Chefe de Estado Obiang Nguema Mbasogo: a Ministra da Cultura, Guillermina Mokuy Mba Obono e a Diretora Geral do Gabinete do Presidente e da Câmara dos Deputados, Natividad Chevola Bomala.

Mariano Sabino é o novo Presidente do Partido Democrático de Timor Leste (PD) e António da Conceição o mais recente Secretário-geral do mesmo partido, eleitos durante o 3º Congresso do Partido, refere o site de notícias “Sapo Notícias”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra ganha pela segunda vez concurso ERC

Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra ganha pela segunda vez concurso ERC

A Investigadora Principal do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), Ana Cristina Santos, acaba de ganhar um…
Cabo Verde: PR propõe fundos para autonomia dos municípios

Cabo Verde: PR propõe fundos para autonomia dos municípios

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, propõe a criação de um Fundo de Desenvolvimento Local e…
Timor-Leste: Representante da CPLP apela à participação nas presidenciais

Timor-Leste: Representante da CPLP apela à participação nas presidenciais

O chefe da missão de observação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) às eleições presidenciais em Timor-Leste, o…
Dia Mundial do Teatro celebrado no Rossio e online

Dia Mundial do Teatro celebrado no Rossio e online

Este ano, o Teatro Nacional D. Maria II celebra o Dia Mundial do Teatro no Rossio, mas também noutras zonas…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin