capa da Revista de Imprensa Lusófona

Revista de Imprensa Lusófona de 28 de fevereiro de 2017

O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, “atualizou” esta segunda-feira a Comissão Nacional de Luta Contra a Cólera, que passa agora a ser coordenada por Luís Gomes Sambo atual Ministro da Saúde, revela o matutino “Jornal de Angola”. O diário dá ainda conta de que, durante esta semana, os parlamentos da Guiné Equatorial e Angola vão assinar um programa de cooperação nas áreas da diplomacia, administração parlamentar e comunicação.

Em Portugal, estão registadas 6 mil doenças raras e afetam cerca de 800 mil portugueses. A Associação portuguesa “Raríssimas” procura padrinhos para financiar os tratamentos de crianças e jovens, é a manchete do “Jornal de Notícias”. Destaque também para a reforma levada a cabo durante vigência da troika de 2013, relativa à fusão das freguesias, cujo objetivo de reduzir os custos falhou. Os autarcas respondem agora a um inquérito para avaliar reorganização do território.

O recentemente inaugurado canal do Chiveve, em Moçambique, conseguiu evitar que as fortes chuvas provocassem grandes inundações e graves estragos na província de Sofala (cidade da Beira), que continua a ser muito afetada, sublinha o jornal “Notícias”. O diário dá ainda destaque à V Sessão Ordinária do Parlamento que decorreu esta segunda-feira, e refere as declarações da Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, que defendeu a “descentralização” como “solução para o desenvolvimento do país” e “criação de bem-estar”.

Registou-se outro acidente com um carro alegórico, desta vez no segundo dia dos desfiles de Carnaval no Rio de Janeiro, depois de ter cedido parte da estrutura do carro alegórico para cima dos que se encontravam dentro do veiculo, registando-se alguns feridos, destaca o vespertino do Brasil “O Globo”. Na política, o jornal faz referência a João Doria, Prefeito de São Paulo e Marcelo Crivella, Prefeito do Rio de Janeiro, que utilizam agora as redes sociais para divulgarem as suas açoes.

Esta terça-feira, o semanário de Cabo Verde “Expresso das Ilhas” faz manchete com “o grito de alerta contra a pesca ilegal”, que ameaça as zonas costeiras de destruição, sobre o qual, a Greenpeace iniciou uma ação e ficará em Cabo Verde nas próximas semanas. Ainda em capa esta manhã, referência aos incentivos à imprensa privada que têm vindo a reacender o debate sobre o mercado publicitário. A semana passada, a Direção Geral da Comunicação Social anunciou publicamente os subsídios atribuídos aos órgãos de imprensa escrita para 2017.

O Embaixador da Guiné Equatorial em Marrocos, Crisantos Obama Ondo encontrou-se esta segunda-feira em Rabat com alguns embaixadores em Marrocos, nomeadamente do Senegal, Líbia e Tunísia, para debater questões de interesse comum entre os países, conta a página institucional de notícias da Guiné Equatorial. Na página lê-se ainda que decorreu uma reunião entre todos os membros do Partido Democrático da Guiné Equatorial(PDGE), no Palácio de Congressos e Conferências de Ngolo.

A primeira unidade de ensino superior na costa sul de Timor-Leste, em Manufahi, o Instituto Politécnico de Betano, vai receber 270 estudantes para formação nas áreas da Agricultura, Pecuária e Engenharia, sublinha o site “Sapo Notícias”. Na política, o mesmo site refere também que o Governo timorense considerou “dececionante” a “fuga de informação” sobre o relatório parlamentar relativo a dívidas de anos anteriores.

O portal de notícias sobre a Guiné-Bissau,“Rádio Jovem Bissau”, destaca a visita do primeiro-ministro da República do Congo Brazzaville, Clément Mouamba, que chegou este domingo à Guiné-Bissau para uma visita de três dias, durante a qual os dois países irão assinar acordos de cooperação no domínio das Pescas, Agricultura e Petróleo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique regista cerca de 1.9 milhão de pessoas em insegurança alimentar

Moçambique regista cerca de 1.9 milhão de pessoas em insegurança alimentar

O Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN) informou que cerca de 1.9 milhão de pessoas poderão estar em…
Japão doa mais de 70 milhões a Timor-Leste para infraestruturas

Japão doa mais de 70 milhões a Timor-Leste para infraestruturas

O Governo do Japão doou, em 2021, 77 milhões de dólares americanos (68 milhões de euros) ao Governo de Timor-Leste.…
Angola: PGR registou 700 novos processos-crime em 2021

Angola: PGR registou 700 novos processos-crime em 2021

O Procurador-Geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós, declarou que foram instaurados cerca de 700 novos processos-crime em 2021.…
Moçambique: Governo assegura expansão de abastecimento de água

Moçambique: Governo assegura expansão de abastecimento de água

O Governo moçambicano informou que vai trabalhar, em coordenação com o setor privado, para a expansão da rede pública de…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin