O Embaixador da Guiné Equatorial nos EUA, Miguel Ntutumu Evuna Andeme, reuniu-se esta semana com a Embaixadora dos EUA na Guiné Equatorial, Julie Furuta-Toy. Juntos assinaram um acordo que garante facilidades de trabalho para os familiares dos diplomatas nos dois países, revela o portal oficial do governo guineense. Faz-se ainda referência para o encontro do Ministro do Turismo Tomás Mecheba Fernández com o Embaixador da China na Guiné Equatorial Chen Guoyou, que decorreu esta quarta-feira com o objetivo de promover a cooperação no setor turístico entre os dois países.
O blog guineense “O Democrata GB” dá conta das alterações feita pelo Governo da Guiné Bissau, que nomeou novos dirigentes da Polícia Judiciária e da Televisão Pública do país, ainda sem motivos revelados. O novo diretor da PJ é Bacar Biai, e o novo diretor da Televisão da Guiné-Bissau é o jornalista José Roberto Ferreira.
A Polícia Nacional de Cabo Verde deteve dois indivíduos suspeitos de posse de armas e roubo, sendo que um dos capturados é Vladimir Alves, conhecido por “Já de Zizi”, revela esta sexta-feira o jornal “A Nação”. Na área da saúde, destaque para os resultados favoráveis da parceria entre a Associação África Avanza e o Hospital da Ilha do Sal firmada em 2012, e sob a qual já foram realizadas cerca de 5000 cirurgias. O jornal conta ainda que chegarão esta sexta-feira à ilha dois médicos espanhóis no âmbito do programa “Médicos solidários para Cabo Verde”.
Em São Tomé e Príncipe o destaque desta sexta-feira do site de notícias “Jornal Transparência” é o feriado nacional relativo aos 64 anos do Massacre do Batépá, mais uma data alusiva ao “Dia dos Mártires da Liberdade”, também conhecido como “a Guerra de 1953”.
O blog “Timor Agora” ressalva as declarações do Presidente de Timor Leste Taur Matan Ruak, que referiu esta semana que as “Forças de Defesa timorenses devem ter capacidades adequadas, proporcionais ao país”.
Luiz Edson Fachin, 58 anos, é o novo Juiz do processo Lava Jato, e foi eleito esta quinta-feira por sorteio no Supremo Tribunal Federal do Brasil, conta esta manhã o diário “Estado de São Paulo”, e é manchete na maioria da imprensa brasileira.
Em Portugal, a autarquia da capital portuguesa vai iniciar obras de recuperação em 33 vilas e pátios históricos da cidade, e o objetivo é atrair mais jovens, onde vivem na maioria pessoas com mais idade, refere esta manhã o “Público”. Na política, destaque para a nacionalização do Novo Banco, chumbada no parlamento pelo Partido Socialista (PS).
Já se contam mais de 7 milhões de eleitores registados para as eleições Presidenciais de 2017 em Angola, números de janeiro que igualam os valores das Presidenciais em 2012. O “Jornal de Angola”, refere ainda que o Comité Central do MPLA discute, esta sexta-feira, os métodos de seleção de deputados para o Partido e a estratégia para a pré-campanha eleitoral.
Em Moçambique, as chuvas não param de fazer estragos: “Subida do caudal do rio Limpopo ameaça inundar Chókwè e Xai-xai”, e pode afetar mais de 30 mil pessoas em 18 aldeias, conta o matutino “O País”. Na educação, evidencia-se o papel de Cuba na parceria com Moçambique, que “formou mais de 15 mil moçambicanos e quer ir mais longe”.