Lusofonia | Notícia

Revista de Imprensa Lusófona de 31 de janeiro de 2017

Cabo Verde comemora o Dia Mundial da não violência na cidade da Praia com o encontro “Por uma cultura da não-violência – Uma emergência Nacional”, que acontecerá no Palácio da Cultura Ildo Lobo, conta o jornal on-line “A Nação”. O jornal destaca também a partida do veleiro Mirpuri Foundation, que saiu no passado domingo do Porto Grande no Mindelo, e tem como destino Barbados.

Em Portugal, oito pessoas morreram durante o mês de janeiro a tentar aquecer a casa, o que coloca o país na segunda posição dos países mais afetados por esta realidade na Europa. Em manchete no diário “Jornal de Notícias”, lêem-se também boas notícias, com 102 mil portugueses a sair do desemprego no espaço de um ano.

O matutino angolano “O País”, informa esta manhã que os candidatos a deputados pelo MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) serão analisados pelo Comité Central na próxima sexta-feira, 3 de fevereiro. Destaque ainda para as declarações da ministra do Ambiente, Maria de Fátima Jardim, que defende que o país deve tornar-se “mais resiliente às danosas repercussões das chuvas e da seca”, numa altura em que este problema atinge 90% da população a sul do país.

Esta manhã em Moçambique, o jornal “Notícias” realça os acontecimentos da 28ª Cimeira da União Africana que decorreu ontem, e destaca a eleição de Moussa Mahamat, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Chade, como Presidente da Comissão da União Africana. No país, grande destaque para a inauguração do canal do Chiveve, que trará finalmente drenagem e saneamento à cidade da Beira.

O grande destaque da imprensa brasileira é a condenação do ex multimilionário brasileiro Eike Batista, e em particular a sua transferência para a prisão Bangu 9, na região oeste do Rio de Janeiro. A nível internacional, sublinha-se a proibição de entrada de refugiados e cidadãos de sete países de maioria muçulmana nos EUA, que o jornal “Globo” diz estar a contribuir para o isolamento do país.

O Parlamento Nacional timorense aprovou a proposta de lei do “regime especial sobre a titularidade dos bens imóveis”, um diploma essencial para Timor-Leste e que terá que ser agora aprovado na especialidade, em plenário. O site “Sapo Notícias” dá conta da conferência “Direitos, Liberdades e Garantias versus o Combate à corrupção”, a decorrer na próxima quinta e sexta-feira, no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O Primeiro Ministro da Guiné Equatorial, Francisco Pascual Obama Asue, reuniu-se ontem com o representante da FAO no país, Olman Serrano. Juntos reviram os planos de desenvolvimento do setor agropecuário e os vários acordos que o governo mantém com essa organização da ONU, informa a página oficial do Governo equato-guineense. Também esta segunda-feira, o delegado do Governo Antonio Nsue Ondo Oye, visitou a urbanização de Miboman, em Bata, para conhecer o local que será palco de novas construções.

O blog de notícias sobre a Guiné-Bissau “Democrata GB” dá destaque à representação do país além fronteiras, destacando a vitória do atleta guineense Otoniel Costa Badjana em Portugal. O atleta do escalão júnior, faz parte do Sport Lisboa e Benfica e sagrou-se campeão nacional de atletismo em pista coberta.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo