São Tomé e Príncipe: Comissão Económica da ONU em São Tomé

A Comissão Económica da ONU para África está em São Tomé e Príncipe, com o objetivo de discutir com o país a definição de uma estratégia para tirar o melhor proveito da zona económica para África.

A revelação foi feita pelo Kolibaly Adama, da Comissão Económica da ONU em África, que se encontra no país, numa visita de trabalho.  

Adama está a tentar compreender o potencial económico São-Tomense, assim como abordar com as autoridades, a melhor forma de tirar contra-partidas de uma futura inserção da economia do país, numa sub-região com mais de 1 milhão e 300 mil milhões de consumidores.  

Na óptica de Kolibaly Adama, São Tomé e Príncipe está muito bem localizada na sub-região do Golfo da Guiné, zona bastante rica em recursos mormente em petróleo, pode-se acrescer, Agricultura, Turismo, a Banca, Telecomunicações, Universidades estatal e privados, numa perspectiva de transformação de São Tomé e Príncipe numa zona económica especial comparativamente a alguns dos chamados ‘’tigres’’ da Ásia.  

Adama, falava à Imprensa, na passada terça-feira, depois de se reunir com alguns membros do governo ligados à Economia, nomeadamente, o Ministro  das Finanças, Engrácio Graça, do Turismo, Aerton do Rosário e o Secretário de Estado do Comércio, Eugénio Graça, com os quais abordou aspetos pertinentes à situação económica São-Tomense.  

Nesse contexto, o país poder servir de uma placa giratória de atração de investimentos para a sub-região, apesar de sua pequenez.  

Aqui, a título de exemplo, apontou Estados pequenos da Ásia com o mesmo modelo e estratégia de desenvolvimento, a Singapura, Malásia e Tailândia que hoje são exemplos de sucesso diante do Mundo.  

Na ótica de Kolibaly Adama ‘‘vosso País [São Tomé e Príncipe] tem tudo para dar certo’’, conforme explicou à Imprensa este responsável.  

A missão da ONU, que deve deixar nas próximas horas o país, além de deixar o trabalho de casa, deve encontrar-se com o Primeiro-Ministro, Jorge Bom Jesus e o Chefe de Estado São-Tomense, Carlos Vila Nova.  

Trata-se de primeira vez que uma missão deste género visita o país, numa altura que São Tomé e Príncipe já subscreveu a convenção de zona de livre do comércio em África.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde recebeu uma delegação empresarial angolana que manifestou o seu interesse em investir no arquipélago. A deslocação teve como…
Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

O secretário de Estado para o Planeamento de Angola, Milton Reis, informou que o Governo quer alcançar um maior investimento no…
Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

O Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado (FSGIP) de Cabo Verde tem 100 milhões de euros disponíveis para servir de…
Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

O Governo moçambicano informou que vai passar a determinar e a controlar, a partir das próximas duas ou três semanas,…