A ministra da Saúde de São Tomé e Príncipe, Filomena Monteiro, numa visita feita ao Hospital de Neves, na zona norte do país, inteirou dos avultados danos materiais no hospital da cidade de Neves na sequência do recente temporal que se fiz sentir no país.
Filomena Monteiro disse à Imprensa, que “o recente temporal provocou enormes estragos na infraestrutura, sobretudo nos equipamentos e consumíveis de diagnóstico e tratamento”.
Monteiro acrescentou ainda que “as chuvas causaram avultados danos materiais, nomeadamente nos equipamentos electrónicos e informáticos que se utiliza neste hospital”.
Além das chuvas que danificaram vários equipamentos, as águas invadiram nomeadamente, a enfermaria, alagando por completo onde fica os doentes.
“Tratou-se de uma situação lamentável, onde a natureza voltou a fazer das suas, e resta-nos agora reunir meios para superar a situação”, acrescentou.
Visivelmente afetada pelos avultados danos, Filomena Monteiro disse que deu instruções para se produzir “um relatório detalhado e completa a fim de ser apresentado ao Conselho de Ministros”, para os devidos efeitos.
A chuva não poupou os armários, livros de registo e outros equipamentos na maternidade, afetando inclusive consultórios médicos e sala de tratamento.
A propósito, o médico Tomé Lima, delegado de Saúde de Lembá, informou que “nesta segunda vaga de chuva foi muito mais intensa, tendo causado múltiplos prejuízos em materiais”.
Após a cidade de Neves, a governante visitou igualmente o hospital do distrito de Lobata, na zona centro-norte na cidade de Guadalupe.
Em Lobata onde foi, num passado recente, também delegada de Saúde, Monteiro dialogou e tomou contacto de situações que requerem alguma intervenção do poder central.
Disse que esta instalação em Guadalupe peca pela sua exiguidade onde o aumento demográfico se faz sentir, ao qual impõe uma forte pressão social.