Depois de ter auscultado hoje os partidos políticos com assento Parlamentar, nomeadamente o ADI, MLSTP/PSD, PCD, MDFM-UD e Movimento Caué, o Presidente da República Carlos Vila Nova tem três datas possíveis para as eleições legislativas, autárquicas e regionais, 25 de setembro, 02 ou 09 de Outubro.
O Chefe de Estado São-tomense, iniciou esta terça-feira em separado a auscultação com os partidos políticos com assento Parlamentar com vista a marcação da data das supracitas eleições.
Depois do encontro vice-presidente do MLSTP-PSD, Alindo Barbosa disse a imprensa que “o Presidente apontou-nos três datas, 25 de Setembro, 02 de Outubro ou 09 também de Outubro”, nós não temos qualquer inconveniência”.
Arlindo Barbosa sustentou que “tudo indica, pela palavra do Presidente entre 25 de Setembro e 02 de Outubro são datas mais prováveis”.
Já o Danilson Cutu, Presidente do Partido PCD, disse que “sugerimos até o dia 09 de Outubro, entretanto, a última decisão depende da Sua Excelência, Presidente da República”.
O líder do PCD sublinhou também que “sugerimos ao Presidente da República sobre a necessidade das eleições serem preferencialmente no mês de Outubro, mas cabe ultima decisão a sua Excelência”.
O recém eleito Presidente do partido MDFM-UD, Miguel Gomes disse que “olhando para realidade são-tomense melhor data seria entre 02 e 09 de Outubro, entretanto, deixamos ao Senhor Presidente a iniciativa de analisar e encontrar a melhor data”.
A representante do Movimento Cauê, Beatriz Azevedo, sublinhou que “nós até propomos que fosse dia 02 de Outubro”
Sem fazer qualquer referência as datas, o secretario-geral do ADI, Américo Ramos disse que “cabe ao Presidente definir a data”, sublinhando que “a lei dá um intervalo, mesmo se ADI sugerir cabe ao Presidente decidir”.