O Governo liderado pelo Primeiro Ministro Jorge bom Jesus, num comunicado à imprensa, enviado esta sexta-feira, decretou que o arquipélago São-Tomense volta, a partir deste sábado, 8 de dezembro, ao Estado de Calamidade.
Neste comunicado tornado público e para fazer face ao aumento, nas últimas semanas, de casos da Covid-19, sobretudo, por variante Ómicron, proíbem-se as discotecas e os conjuntos nos fundões.
O anúncio foi feito pelo Ministro da Presidência, Conselho de Ministros, Comunicação Social e Novas Tecnologias, Wuando Castro, que “considera a elevada taxa de contágio que esta variante Ómicron tem demostrado, o Governo decidiu prorrogar a Situação de Calamidade em STP até ao dia 31/01/2022 em todo o território Nacional, nos termos da Lei nº4/2016 – Lei de base da proteção civil e de bombeiros”.
O governo proíbe também a “realização de festivais musicais e de festas públicas, realização de piqueniques, festas, festivais e venda ambulante nas praias”.
No comunicado o governo diz que “no que toca às aulas presenciais, decidiu manter as escolas abertas, respeitando o uso obrigatório de máscaras e todas as medidas sanitárias gerais, em virtude da campanha de vacinação para os adolescentes dos 12 aos 17 anos, que começará no dia 17 de janeiro próximo”.