São Tomé e Príncipe

Banco Mundial e BEI financiam obras na barragem do rio Contador

O Banco Mundial (BM) disponibilizou 13 milhões de dólares, metade dos 26 milhões previstos para realização das obras de reabilitação e modernização da barragem sobre o rio Contador, na localidade de Ribordelo, no distrito de Lembá.

A assinatura do documento foi feita na passada sexta-feira, nas instalações das Nações Unidas, e estiveram presentes no ato a direção do Ministério das Infra-estruturas e a representante do BM.

O governo São-tomense pretende com este projeto reforçar com mais 8 megawatt de energia eléctrica a barragem sobre o rio Contador, construída no período colonial e que atualmente não vai além de 1,9 megawatts.

De acordo com Edmilza Afonso, que representou o Ministério de Recursos Naturais e Ambiente, “o montante em falta para completar os 26 milhões de dólares necessários para financiar o projeto vai ser assegurado em breve pelo Banco de Investimento Europeu”.

O governo liderado pelo Patrice Trovoada está a tentar a todo custo resolver os sucessivos cortes de energia eléctrica através de soluções envolvendo as designadas energias limpas, não obstante estarem em curso medidas excepcionais com efeito a curto prazo como é o caso da importação já anunciada de mais três grupos de geradores.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo