Fundo Africano de Desenvolvimento concede apoio orçamental a STP

O Fundo Africano de Desenvolvimento vai conceder um donativo de cerca de 10 milhões de dólares a São Tomé e Príncipe no âmbito do apoio orçamental com vista à mitigação do impacto da pandemia do Coronavírus. O objetivo geral é proteger vidas e meios de subsistência, diz um comunicado da instituição.

A ajuda inclui ainda o fortalecimento dos sistemas de saúde para lidar com o eventual aumento das hospitalizações e a ampliação dos sistemas de testes e rastreamento; expandir sistemas de protecção social para proteger as populações mais vulneráveis, bem como o fornecimento de alívio em dinheiro às micro, pequenas e médias empresas.

Além de São Tomé e Príncipe, beneficiaram também da ajuda Malawi, Madagáscar e Moçambique.

Segundo o comunicado, “antes da pandemia as perspetivas de crescimento nos quatro países eram favoráveis, impulsionadas pela exportação e turismo. Com o inicio da Covid-19, as economias dos quatro países foram severamente atingidas”.

A diretora geral interina do Banco para a África Austral manifestou-se “muito satisfeita com a aprovação desta injeção crucial de dinheiro para apoiar os planos de resposta da Covid-19” nos referidos países.

«Durante esse desafio é essencial que os governos ajam de maneira coordenada para proteger os mais vulneráveis da sociedade e estabeleçam bases para uma rápida recuperação pós pandemia», acrescentou.

De realçar que a operação foi coordenada com os principais parceiros de desenvolvimento de cada país, incluindo as Nações Unidas, União Europeia, Departamento de Desenvolvimento Internacional, Agência Francesa de Desenvolvimento, Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Cabo Verde: Créditos cobertos por moratórias caem para 23 milhões de contos

Cabo Verde: Créditos cobertos por moratórias caem para 23 milhões de contos

O valor dos créditos bancários cobertos pelas moratórias lançadas em abril de 2020 em Cabo Verde, com o objetivo de mitigar os…
Angola defende Guiné Equatorial no processo da pena de morte

Angola defende Guiné Equatorial no processo da pena de morte

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, acredita que a Guiné Equatorial está “a fazer a sua parte” para abolir a pena…
Timor-Leste regista 856 empresas indonésias

Timor-Leste regista 856 empresas indonésias

O Embaixador da Indonésia em Timor-Leste, Sahat Sitorus, informou que o Serviço de Registo e Verificação Empresarial de Timor-Leste (SERVE-TL) registou, atualmente,…
Moçambique recebe apoio de 4.6 biliões de meticais da Alemanha

Moçambique recebe apoio de 4.6 biliões de meticais da Alemanha

Moçambique recebeu nesta quinta-feira, 17 de junho, 4.6 biliões de meticais da Alemanha para o setor da Educação e obras públicas. A…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin