São Tomé e Príncipe

Governo e CEMFA ausentes da cerimónia de promoção de oficiais superiores das FASTP

Apenas dois deputados que integram o Conselho Superior de Defesa Nacional marcaram presença na cerimónia de entrega de patentes a 16 oficiais das forças armadas na reserva e na reforma. O Governo também não esteve presente no salão nobre do Palácio do Povo para presenciar a promoção dos oficiais superiores. contudo, a ausência mais importante, e mais notada, foi a do brigadeiro Horácio Sousa, atual Chefe de Estado Maior das Forças Armadas e colega de armas de alguns dos oficiais na reserva que receberam novas patentes.

O Presidente da República promoveu 5 tenentes-coronéis na reserva ao posto de Coronel. Óscar Sousa, Luís Maria, e Victor Monteiro, três antigos ministros da defesa, destacam-se na lista dos novos coronéis na reserva.

João Bexigas, Coronel no ativo e secretário do Conselho Superior da Defesa Nacional, definiu o ato como um momento de reconhecimento. «É o reconhecimento dos feitos de cada um nos tempos passados. É sempre digna uma promoção, para reconhecer o que já fizemos», referiu o coronel João Bexigas. Um ato que fortalece o espírito de corpo no seio das forças armadas, acrescentou João Bexigas. «Devemos constituir sempre um corpo único. Isso vai fortalecer a nossa instituição».

Por outro lado, 9 Majores na reserva e na reforma ascenderam também à patente de Tenente-Coronel. Um deles a título póstumo (Fernando Pereira, vulgo Cobó).

O Tenente-Coronel Fernando Pereira acredita que as forças armadas ficam mais coesas com esta cerimónia de dignificação dos que estão na reserva e na reforma. «Somos um só corpo, um conjunto que em qualquer situação os que estão no activo e os que estão na reserva são chamados para cumprir missões de defesa da pátria se a situação exigir», precisou o oficial superior na reserva.

No mesmo ato, dois capitães na reserva ascenderam à patente de Major.

Numa outra sala do Palácio Presidencial, Pinto da Costa enquanto Chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas, recebeu e cumprimentou todos os oficiais superiores na reserva que foram promovidos.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo