Kosmos Energy é a nova operadora do Bloco 12 na ZEE de STP
A empresa petrolífera Kosmos Energy é a nova operadora do Bloco 12 na Zona Económica Exclusiva de São Tomé e Príncipe.
A Equator Exploration transferiu “65 por cento dos seus direitos, interesses, responsabilidades e obrigações emergentes do Contrato de Partilha de Produção” do referido bloco.
Entretanto, a Equator conserva 22,5 por cento do Bloco e o Estado santomense, através da Agência Nacional do Petróleo detém 12,5 por cento do interesse participativo desse Bloco.
A Agência Nacional do Petróleo (ANP-STP), em representação do Governo santomense aprovou o acordo celebrado entre as duas companhias, diz um comunicado da instituição.
O Bloco 12 da ZEE tem em média uma profundidade de 2.500 metros e cobre uma área de 7.032 km2.
A Kosmos Energy é uma companhia de exploração e produção de petróleo e gás de direito americano, com sede no Texas, Estados Unidos. A empresa desenvolve as suas atividades em áreas emergentes e em zonas offshore de vários países, nomeadamente Portugal, Gana, Mauritânia, Senegal e Sahara Ocidental.
A Equator Exploration e a ANP-STP tinham assinado o Contrato de Partilha de Produção para o Bloco 12 em meados de fevereiro último.
Com o acordo agora assinado, a Kosmos Energy passará a “conduzir todo o processo de pesquisa, incluindo os estudos sísmicos”.
Durante as negociações deste acordo, a ANP-STP “salvaguardou os interesses do Estado santomense”, sublinha o comunicado.