Navios NRP “Zaire” e NRP “Bérrio” partem de Lisboa para o Golfo da Guiné

O navio patrulha “Zaire” e o reabastecedor “Bérrio”, partiram esta segunda-feira da Base Naval de Lisboa para o Golfo da Guiné, com o objetivo de cooperar para a capacitação da Guarda-Costeira de São Tomé e Príncipe e desenvolver ações de cooperação técnico-militar com os países da região. A missão é potenciar as capacidades de defesa e segurança marítimas de São Tomé e Príncipe.

A cerimónia de largada dos navios foi presidida pelo ministro da Defesa português José Alberto Azeredo Lopes.

O NRP “Bérrio” herdou o nome de uma das caravelas da frota de Vasco da Gama na descoberta do caminho marítimo para a Índia. Chamou-se “Bérrio”, por ter sido comprada a D. Manuel Bérrio, um piloto natural de Lagos muito considerado no reinado de D. Manuel. Foi a primeira caravela da frota de Vasco da Gama a chegar a Lisboa, a 10 de julho de 1499, com a notícia da descoberta do caminho marítimo para a Índia, lê-se no portal oficial da Marinha Portuguesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Secretário Executivo da CPLP em STP

Secretário Executivo da CPLP em STP

Zacarias Nazaré, Secretário Executivo da CPLP, encontrou-se esta segunda-feira, na capital São-Tomense com Ministra dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Edite…
Afeganistão: Aumenta número de cidadãos a passar fome

Afeganistão: Aumenta número de cidadãos a passar fome

O Banco Mundial divulgou uma pesquisa nesta terça-feira, 15 de março, onde se conclui que mais afegãos passam fome desde…
Ucrânia: Presidente admite impossibilidade da adesão à NATO

Ucrânia: Presidente admite impossibilidade da adesão à NATO

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reconheceu nesta terça-feira, 15 de março, que a Ucrânia não poderá integrar a NATO. Essa…
Timor-Leste: Ruak pede a Lu-Olo exoneração de Oan Soru

Timor-Leste: Ruak pede a Lu-Olo exoneração de Oan Soru

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, sugeriu ao Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, que exonerasse o Secretário de…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin