Portugal fez chegar no passado sábado, 26 de julho, um lote de materiais para a Comissão Eleitoral Nacional (CEN) com vista à realização das Eleições Presidenciais de 18 de Julho em São Tomé e Príncipe.
De acordo com um comunicado da missão diplomática enviado à imprensa a oferta vem responder a um pedido das autoridades são tomenses que comporta, entre outros materiais, actas e boletins de voto.
Além destes materiais, o apoio da parte portuguesa nestas eleições presidenciais vai, igualmente, envolver uma missão técnica do Ministério de Administração Interna de Portugal com vista a apoiar a CEN no escrutínio e apuramento dos resultados destas eleições.
Os materiais doados por Portugal, chegaram via aérea e foram transportados por militares até à sede da CEN, na Avenida Amílcar Cabral, na cidade de São Tomé.
Sublinha-se que este apoio de Portugal, insere-se no quadro dos apoios habituais que Lisboa habitualmente concede visando a realização segura, transparente e pacífica dos pleitos eleitorais em São Tomé e Príncipe.
Foram inscritos para estas eleições, com um número recorde de 19 candidatos, 123 mil eleitores em São Tomé e Príncipe e em alguns países onde residem cidadãos são tomenses com direito de voto, dos quais se destacam Portugal, França, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Gabão e Guiné-Equatorial.