São Tomé e Príncipe

São Tomé e Argélia pretendem relançar cooperação bilateral

A Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades da República de São Tomé e Príncipe, Elsa Teixeira Pinto, foi recebida em Argel pelo Primeiro-ministro Noureddine Bedoui, no âmbito de uma visita de trabalho realizada à capital argelina.

A Ministra referiu que a visita se inscreve no quadro do reforço das relações bilaterais e foi bem sucedida. Por seu lado, o PM Bedoui enfatizou a importância de promover a cooperação bilateral e a necessidade de criar um mecanismo para identificar oportunidades  de parceria e, ao mesmo tempo, monitorizar prioridades no sentido de relançar a cooperação económica e cultural entre os dois países.

Num outro encontro mantido entre a Ministra e o Ministro argelino do Ensino Superior e Pesquisa Científica, Tayeb Bouzid, este salientou a disponibilidade da Argélia para promover a cooperação com São Tomé no campo da formação universitária,  em especial «acolhendo estudantes em áreas científicas e tecnológicas». Acrescentando que essa cooperação também incide no campo da «pesquisa científica e intercâmbios académicos», o Ministro reforçou, no entanto, que «a prioridade deve ser a formação para dar resposta às necessidades de São Tomé em termos de recursos humanos».

Apresentando uma visão geral do ensino superior e da pesquisa científica na Argélia, o Ministro Bouzid realçou os esforços envidados pelo seu Governo para alargar a rede universitária a 107 instituições, o que permite receber cerca de 1.750 mil estudantes. Além da educação e da pesquisa científica, ambas as partes concordaram em desenvolver a cooperação bilateral noutras áreas, designadamente da agricultura, aquicultura, agroalimentar e dos hidrocarbonetos.

Finalmente, a Ministra Elsa Teixeira foi recebida pelo Chefe de Estado Abdelkader Bensalah, a quem expressou o seu reconhecimento pela forma cordial e calorosa como foi acolhida pelas autoridades argelinas e agradeceu as reuniões frutuosas que manteve com os responsáveis pelos diversos setores.

Durante a audiência com o Presidente  Bensalah, Elsa Teixeira fez questão de recordar «as relações bilaterais ancoradas na história e que ambas as partes estão dispostas a consolidar e expandir», tendo ainda sido abordadas questões de interesse mútuo, quer em contexto nacional, quer internacional, bem como os desafios que o continente africano enfrenta e a necessidade de os dois países «prosseguirem e aprofundarem a cooperação nesse sentido».

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo