Magrebe | São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe e Marrocos reforçam cooperação bilateral

O Governo são-tomense liderado pelo Primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus, assinou na sexta-feira, dia 20, em Marrocos, um acordo que viabiliza São Tomé e Príncipe a investir nos sectores da Educação, Formação Profissional Agricultura, Pescas, Energias Renováveis, Turismo e infraestruturas.

O documento foi assinado pela Ministra dos Negócios Estrangeiros,  Cooperação e Comunidades, Edite Ten-Jua, que em declarações a imprensa, falou do reforço da Cooperação bilateral entre São Tomé e Príncipe e o Reino de Marrocos, que irá permitir ao país potencializar o sector privado, entre outros desafios.

Recorde-se que Agosto último, Marrocos reconfirmou uma ajuda financeira de 1 milhão de dólares anuais de apoio ao Orçamento Geral do Estado são-tomense bem como o anúncio de 80 bolsas de estudo para estudantes do arquipélago, bem como compromisso de ajuda ao sector da saúde. Este último, sobretudo, através de fornecimento de medicamentos.

Há pouco menos de um ano São Tomé e Príncipe abriu o seu primeiro Consulado Geral no território marroquino, tendo-se indicado o diplomata são-tomense, Luís Bastos, para o cargo de cônsul-geral do Estado são-tomense, junto do Reino de Marrocos, no âmbito do reforço da cooperação entre os dois Países.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo