O segundo lote de 24 mil doses da vacina AstraZeneca, já se encontra em São Tomé e Príncipe, anunciou na passada quinta-feira, o ministro da Saúde, Edgar Neves.
O anuncio foi feito numa cerimonia de receção das vacinas na presença de altos responsáveis do sector da saúde e dos representes da OMS, UNICEF e outros parceiros envolvidos neste processo de vacinação contra a covid-19 no país.
Falando a imprensa, Edgar Neves disse que “ as 24 mil doses de vacinas, apesar de atraso, já estão no país e todas as medidas vão ser tomadas para que o processo de vacinação se desencadeie da melhor forma possível, com rigor e com maior segurança que desejamos”.
Tendo apelado a população para aderir ao máximo à campanha de vacinação, Edgar Neves citou os professores e os taxistas como o grupo alvo para este segunda fase de vacinação, iniciada em março último.
Tendo a campanha de vacinação iniciada com o grupo considerado prioritário, composto pelo pessoal da linha da frente, os profissionais de saúde, bombeiros e assistentes sociais, e os idosos a partir dos 65 anos, o governo prevê vacinar até Março de 2022 70% da população são-tomense estimada em cerca de 200 mil habitantes.
As vacinas foram adquiridas através da iniciativa Covax, que junta, entre outras, a Organização Mundial da Saúde, OMS, a Coligação para Inovação e Preparação Contra Epidemias (Cepi) a Unicef bem como o Banco Mundial.