Lusofonia | São Tomé e Príncipe

São Tomé participa na XXIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP

A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Elsa Pinto, já se encontra na cidade de Mindelo, República de Cabo Verde, onde tomará parte esta sexta-feira, 19 de Julho, na XXIV reunião ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorrerá sob o lema “Mobilidade como factor de coesão e construção da cidadania na CPLP”.

Recorde-se que no dia 17 de Julho de 1996, realizou-se em Lisboa, Portugal, a conferência de Chefes de Estado e de Governo que marcou a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), uma organização fundada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Seis anos depois, em Maio de 2002, com a conquista da Independência, Timor-Leste tornou-se o oitavo país membro da Comunidade.

Depois de um longo e minucioso processo de adesão, em 2014, a Guiné Equatorial é admitido na organização, tornando-se o nono Estado membro de pleno direito.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é, assim, uma organização internacional, privilegiada para o aprofundamento da amizade mútua e de cooperação entre os seus Estados membros.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo