São Tomé pretende cooperar com a Argélia no setor dos hidrocarbonetos

A Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Elsa Teixeira de Barros Pinto e o Ministro das Relações Exteriores da Argélia, Sabri Boukadoum, assinaram um ‘roteiro’ que abrange várias áreas de cooperação bilateral entre S. Tomé e Argel.
O documento foi assinado no âmbito da visita de trabalho que Elsa Teixeira realizou, esta semana, à capital argelina e prevê uma visita do Ministro das Relações Exteriores a São Tomé e Príncipe antes do fim do corrente ano, bem como a troca de visitas de altos quadros de ambos os países, com o objetivo de aprofundar as consultas políticas e fortalecer a cooperação entre os dois países em diferentes áreas.
Além disso, o roteiro estipula a realização da 3ª sessão da Comissão Conjunta de Cooperação entre São Tomé e Argélia, que decorrerá em 2020, estabelecendo também uma intensificação de reuniões entre os respetivos empresários.
Sendo São Tomé e Príncipe um estado insular africano com recursos energéticos significativos, importa salientar neste domínio a manutenção de um encontro entre a Ministra santomense e o Ministro argelino da Energia, Mohamed Arkab, para discutir o desenvolvimento do setor energético nos dois países.
Na sequência deste encontro, Arkab disse que «foram longamente discutidas as relações entre os dois países, particularmente no setor dos hidrocarbonetos e na produção, transmissão e distribuição de eletricidade», referindo os debates em torno da experiência argelina no setor da energia, particularmente no que diz respeito às várias etapas da produção de hidrocarbonetos.
Ainda sobre o mesmo tema, os dois ministros analisaram a questão da formação, bem como um «conjunto de oportunidades a serem realizadas no terreno para permitir um relacionamento efetivo no âmbito do setor energético». Arkab deixou claro que o setor da energia da Argélia está apto a partilhar a sua experiência e a lançar programas de cooperação mutuamente benéficos.
Visando pôr em prática esta partilha de experiências e explorando simultaneamente todas as possibilidades de cooperação, está prevista para breve a deslocação à Argélia do Ministro santomense da Energia.