São Tomé e Príncipe

Secretário Executivo da CPLP já está em São Tomé para a tomada de posse de Evaristo Carvalho

O Secretário Executivo da CPLP, Murade Murargy, está em São Tomé e Príncipe para participar na cerimonia de investidura do presidente eleito de STP, Evaristo de Carvalho.

O novo presidente da República será investido pelo presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), José Diogo, na praça da independência, na cidade de São Tomé, no próximo dia 3 de Setembro.

Ontem, quinta-feira, à chegada à capital São Tomé, o diplomata da CPLP afirmou que vai aproveitar a estadia no país para reunir com o Primeiro-Ministro Patrice Trovoada com o objetivo de preparar a próxima cimeira da CPLP, marcada para a cidade de Brasília (capital brasileira), no fim deste mês de setembro.

Murargy pretende também avistar-se com Maria do Carmo Silveira, que será a sua sucessora no cargo do secretariado da organização, para preparar a passagem de testemunho.

Durante a sua estadia, Murade Marargy deverá reunir–se também com algumas entidades locais, entre as quais o primeiro-ministro, Patrice Trovoada, Salvador dos Ramos, Ministro dos Negócios Estrangeiros, e tomar contacto com uma ONG, a HELPO, organização financiada pela CPLP que luta contra a fome no espaço da CPLP.

Murada Murargy referiu-se também ao processo eleitoral que sufragou Evaristo de Carvalho, considerando que a sucessão na chefia do Estado é uma prova de estabilidade política e de maturidade democrática que faz de São Tomé e Príncipe um exemplo de democracia no espaço da CPLP.

Entretanto, a propósito de passagem de testemunho, sabe-se que Manuel Pinto da Costa, chefe de Estado cessante, reuniu–se, ontem quarta-feira 31AGO16, no palácio presidencial na cidade de São Tomé, com o seu sucessor com quem discutiu questões inerentes a passagem de testemunho.

No termo do encontro, Evaristo Carvalho, em declarações à imprensa, assumiu que se sente pronto para assumir as suas responsabilidades de Chefe de Estado, e classificou o encontro com Pinto da Costa de “normal, tranquilo” e espera que este se faça estar presente na sua tomada de posse, apesar dessa questão não ter sido abordada entre partes nesse encontro.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo