STP: 20 arguidos relacionados com a última tentativa de golpe de Estado

Os três cidadãos espanhóis e dois são-tomenses detidos preventivamente há cerca de três meses estão entre os 20 arguidos acusados pelo Ministério Público de vários crimes entre os quais, alteração do estado de direito, atentado contra o presidente da República, associação criminosa, posse de armas proibidas, engenhos e substâncias explosivas e contrafação de moedas.

Em comunicado distribuído à imprensa, a Procuradoria-Geral da República acrescenta três crimes de conjura atribuídos aos arguidos, sublinhando que estas acusações surgem no âmbito “das investigações de tentativa de golpe de estado desmantelado a 04 de agosto” deste ano.

“A Procuradoria-Geral da República dá assim por concluído um processo de investigação de mais de dois meses, levado a cabo pela Polícia Judiciária santomense e que contou com apoio de Portugal e da Interpol”, refere o comunicado.

O documento salienta que a “assessoria técnica e direta da Unidade de Combate ao Terrorismo da Polícia Judiciária Portuguesa” prestada a PJ de São Tomé e Príncipe foi importante nessa investigação.

O comunicado sublinha ainda que “o processo foi enviado para o Tribunal de Primeira Instância para efeito de julgamento”. Mas antes vai seguir “algumas tramitações antes do juiz sorteado marcar uma data”, disse a fonte.

Fonte judicial disse que entre os 20 arguidos constam altas patentes das Forças Armadas e de forças paramilitares.

A e-Global ainda não conseguiu obter uma reação da defesa dos cidadãos espanhóis.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Programa de Incentivos para Estufas Agrícolas custa mais de 185 mil contos

Cabo Verde: Programa de Incentivos para Estufas Agrícolas custa mais de 185 mil contos

O Governo cabo-verdiano decidiu aprovar o Programa de Incentivos para o Cultivo Protegido – Estufas Agrícolas. Trata-se de uma iniciativa que…
Moçambique: Cerca de 700 moçambicanos deportados por três países vizinhos

Moçambique: Cerca de 700 moçambicanos deportados por três países vizinhos

Dados do Serviço Nacional de Migração (SENAMI) de Moçambique indicam que quase 700 moçambicanos foram deportados por três países vizinhos…
Timor-Leste: Taxas de juro sofrem ligeira queda

Timor-Leste: Taxas de juro sofrem ligeira queda

O Banco Central de Timor-Leste (BCTL) já elaborou o seu relatório anual, que foi divulgado esta semana.  De acordo com…
Excesso de mortalidade por calor vai aumentar nos próximos

Excesso de mortalidade por calor vai aumentar nos próximos

O jornal “Público” avançou que uma equipa de cientistas internacionais calculou o impacto na mortalidade resultante dos efeitos das alterações…