São Tomé e Príncipe

STP: Alerta de pescadores e barricada montada pela população de Micoló frustraram operação de contrabando nas águas nacionais

Os condutores de três viaturas apreendidas com mercadorias, cujo conteúdo ainda não foi revelado pelas autoridades, estão detidos na Polícia Nacional e devem ser levados esta terça-feira perante o juiz de instrução criminal esta terça-feira que deverá definir a medida de coação contra os suspeitos. A polícia estava à caça de uma quarta viatura que conseguiu escapar.

Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, pescadores que se encontravam na sua faina nas proximidades da Praia Governador, em Micoló, registaram o movimento de botes carregados que vinham de uma embarcação atracada no alto mar e a descarregar mercadorias ilegalmente na ponte de Fernão Dias.

Alertaram o comando da Polícia do distrito de Lobata e a população da vila montou barricada para impedir a saída das viaturas até que a polícia chegasse ao local.

A tentativa de suborno de cerca de 4 mil euros para permitir a saída das viaturas foi rejeitada pela população.

Entretanto, houve tumultos. Alguns populares queriam alguma compensação das autoridades pela medida tomada e ter informações sobre o conteúdo de várias dezenas de caixas apreendidas. Alguns agentes da polícia fizeram disparos e feriram três pessoas, que foram levadas ao hospital. Uma é criança.

Segundo um cidadão, estas viaturas têm estado nessas atividades há cerca de duas semanas.

As mercadorias apreendidas tiveram uma passagem mediática pelo Ministério Público e depois foram levadas para a Polícia Judiciária, que está a investigar a procedência das mercadorias, o seu conteúdo, o remetente e os destinatários.

O comandante da Polícia Nacional, Isaac Penhor, enalteceu e agradeceu a constante colaboração da população de Micoló. Estiveram envolvidos na operação, agentes da Polícia Nacional, Aduaneira, Judiciária e técnicos das Alfândegas.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo