São Tomé e Príncipe

STP: Ano letivo 2021 inicia a 1 de setembro

julieta rodrigues

O ano letivo 2020/2021 arranca no dia 1 de Setembro em São Tomé e Príncipe. A garantia foi dada esta quarta-feira pela Ministra da Educação, Julieta Rodrigues.

A titular da pasta da Educação, falou à imprensa depois de uma reunião presidida pelo primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus com o Sindicato Nacional dos Professores e Educadores são-tomenses, representado por seu líder máximo, professor Gastão Ferreira.

No final da reunião, a ministra da Educação disse que “em princípio nós vamos arrancar o ano lectivo no dia 01 de Setembro”, tendo sublinhado que “ o primeiro 1º ciclo irá arrancar na segunda semana e os outros níveis de ensino posteriormente”.

Tendo em conta a pandemia da Covid-19, Julieta Rodrigues revelou que que “nós [governo] estamos a ponderar implementar um regime especial de três turnos, complementando, igualmente com a rádio e TV aulas”.

Face ainda à prevenção da doença, a governante explicou que “há um conjunto de actividades, num momento especial em que tem de haver criatividade a nível dos estabelecimentos escolares e que poderão integrar os pais e encarregados de educação para continuar com actividades escolar no seio familiar”.

O líder do sindicato dos Professores e Educadores são-tomenses, Gastão Ferreira, assegurou a existência de consenso quanto a data de abertura do novo ano lectivo, tendo-se referido a algumas questões pontuais a serem acertadas, solidariamente, entre as partes, tendo em conta a pandemia e a débil situação financeira do País.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo