São Tomé e Príncipe

STP: APCI faz balanço positivo do XIV encontro empresarial China-CPLP

O Director da Agência santomense para a Promoção do Comércio e Investimento (APCI), Rafael Branco, considerou positivo o saldo do XIV Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os países da CPLP, realizado nos dias 8 e 9 de Julho na capital de São Tomé.

De acordo com o Presidente da APCI, este encontro empresarial, que se enquadra na estratégia do governo, focou três objectivos fundamentais, nomeadamente “a promoção de STP e das oportunidades de investimentos, a atracção de investimento e a divulgação da agência e da sua função junto dos investidores nacionais e estrangeiros”.

No que concerne a promoção de STP e das oportunidades de investimentos que o país oferece, o objectivo foi, segundo o presidente, largamente atingido, “podemos dizer que estivemos perto dos 100 por cento no que diz respeito ao alcance desse objectivo”.

Quanto ao segundo objectivo, atracção de investimento, a avaliação é de 48-50 por cento “devido às dificuldades” de vária ordem, mas “houve identificação de projectos e contactos” ao passo que o último objectivo que visava levar os empresários santomenses a interagirem com os empresários estrangeiros “foi um progresso, foi uma boa oportunidade”, reconheceu Rafael Branco. E concluiu, “Na nossa opinião, os objectivos gerais do encontro foram atingidos, o primeiro altamente, o segundo relativamente e o terceiro é uma obra em progresso”.

O XIV encontro empresarial reuniu homens de negócios da China e da CPLP na capital são-tomense,  tendo sido assinados seis protocolos de cooperação entre o sector privado dos países da CPLP e da China.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo