São Tomé e Príncipe

STP: Bom Jesus faz balanço positivo da sua participação no TICAD 2019

O Primeiro-ministro e Chefe do Governo, Jorge Bom Jesus, considerou positiva a sua participação na Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África TICAD 2019, referindo que «foi uma oportunidade ímpar para promover a imagem do país» e  que «o balanço foi bastante positivo».

Adiantando que o tema central do fórum foi precisamente o desenvolvimento de África na perspetiva 2030-2060, Bom Jesus referiu que o debate centrou-se muito na necessidade de paz, segurança e estabilidade política. Reforçando que não há desenvolvimento sem estabilidade política e paz duradoura, o Primeiro-ministro santomense disse que esta premissa também deve ser aplicada a São Tomé.

À margem da conferência, Jorge Bom Jesus estabeleceu alguns contactos bilaterais com governantes de outros países, designadamente do Japão que aumentou de 2 para 3 milhões de dólares anuais o valor da ajuda alimentar a São Tomé.

O primeiro-ministro salientou ainda que vai trabalhar no sentido de  «criar condições para que a diáspora possa participar nas próximas eleições legislativas em 2022». Na sua viagem de regresso ao país, Bom Jesus fez escala em Lisboa, onde manteve um encontro de trabalho com líderes das várias associações da comunidade santomense radicada em Portugal.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo