Depois de várias horas de reunião de alto nível, chefiado pelo Presidente da República Carlos Vila Nova, São Tomé e Príncipe quer aproveitar quadros militares da saúde bem como alguns estudantes finalistas de enfermagem para reforçar equipas de saúde em acções de combate a Covid-19.
O anúncio foi feito no final do encontro pelo porta-voz da reunião, Adelino Lucas, Secretário de Estado para Comunicação Social, que falou da estratégico no sentido de se “aproveitar quadros de enfermagem da escola de enfermaria Victor Sá Machado para reforçar as equipas da saúde, igualmente podemos a vir a contar militares”.
Lucas disse ainda que “para intensificação da campanha de sensibilização e informação a população” com vista a se travar a propagação da doença, “tem que haver consenso quanto alargamento de campanha de vacinação”.
O Secretário de Estado para Comunicação Social acrescentou que “temos que levar a campanha de vacinação aos serviços, mercados e comunidades, apelar a massificação dos testes, atenção especifica a Região Autónoma do Príncipe, atendendo ao posicionamento geográfico da ilha”.
Na abertura da reunião o Presidente da República deixou algumas questões sobre a eficiência e a eficácia de algumas medidas tomadas pelo governo com vista a prevenção e combate a pandemia no país.