STP: Comité de Crise anuncia novas medidas preventivas contra COVID-19

Em São Tomé e Príncipe “não há nenhum caso suspeito” de coronavírus. A garantia foi dada de “forma muito clara” pelo ministro da Saúde, depois da reunião do Comité de Crise, este domingo, chefiado pelo chefe do governo, Jorge Bom Jesus.

Edgar Neves voltou a aconselhar que “a população se guie por informações oficiais provenientes do Governo, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, OMS”, para se evitar o pânico desnecessário.

Entretanto, foram anunciadas novas medidas preventivas para combater o Covid-19.

Entre as recomendações saídas do encontro está “o desaconselhamento de forma muito séria a deslocação a São Tomé e Príncipe de cidadãos estrangeiros que queiram vir ao nosso país, por razões de turismo ou outra atividade qualquer que o país não considere essencial”.

O desincentivo passa por uma outra medida: “Que esses viajantes tenham que fazer a testagem prévia antes da partida e têm que provar-nos que foram testados ao chegarem a São Tomé e Príncipe”, disse Edgar Neves.

Esta barreira complementar vai aumentar a nossa capacidade de vigilância ao nível dos pontos de entrada, nomeadamente o aeroporto e o porto.

O ministro da Saúde anunciou ainda que “as grandes concentrações” devem ser evitadas, referindo-se às missas, às discotecas, atividades lúdicas, desportivas, entre outras.

As autoridades contam com “o apoio das entidades religiosas neste sentido, no aconselhamento e na atitude a ter durante essas concentrações”.

Em coordenação com a comunicação social e com apoio de brigadas criadas para o efeito, vai ser intensificada a campanha de educação informação e sensibilização sobre o coronavírus e não só.

«Não podemos esquecer-nos de outras doenças que estão cá. O paludismo não desapareceu. O HIV /Sida e a tuberculose estão cá. Não nos podemos distrair em relação a qualquer uma dessas endemias», recordou o ministro.

«Já encomendamos kits – e é já a fase de apoio ao diagnóstico – para a testagem rápida da doença e vamos fazer tudo, no sentido de que eles cheguem o mais rapidamente possível. O fornecedor tem uma quantidade de pedidos enorme, o que pode levar a algum atraso na chegada da nossa encomenda. Tem mais de 15 milhões de pedidos», acrescentou.

Os materiais de proteção individual para os profissionais da saúde como máscaras, fatos, luvas de todo o tipo e alguns medicamentos já chegaram ao país e irão continuar a ser importados para garantir o stock de forma regular.

«Vamos criar todas as condições possíveis e contaríamos também com o apoio do setor privado, no sentido de ter dispensadores ou outros materiais como água e sabão em todos os serviços públicos para uma maior higienização das mãos, em particular, e não só», sublinhou.

Uma equipa de infecciologia e de vigilância epidemiológica está na Região Autónoma do Príncipe, porque a componente formação é importante. “Os profissionais têm que estar devidamente atualizados. Na próxima semana, iremos nos deslocar ao Príncipe e lá com o governo regional tomarmos todas as medidas possíveis para criar barreiras de proteção para todos nós”, indicou Edgar Neves.

Os apertos de mão, beijinhos e tudo o que possa provocar uma aproximação de menos de um metro entre as pessoas também não são aconselhados.

Nas próximas horas, o presidente da República, Evaristo Carvalho, irá convocar todos os órgãos de soberania e também o presidente do governo regional, Tozé Cassandra, para uma reunião temática com caráter de emergência, onde outras medidas mais restritivas serão anunciadas.

«O desafio é grande. É de todos nós. Esperemos o melhor, mas preparemo-nos para o pior», sentenciou Edgar Neves.

O Comité de Crise integra os ministros da Saúde, Edgar Neves; do Planeamento e Finanças, Osvaldo Vaz; da Defesa e Ordem Interna, Óscar Sousa; da Presidência do Conselho de Ministros, Wuando Castro; da Educação e Ensino Superior, Julieta Rodrigues; e os secretários de Estado do Comércio e Indústria, Eugénio da Graça; e da Comunicação Social, Adelino Lucas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, partilhou que Moçambique está a fortalecer as suas instituições e que…
FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, declarou que a Ucrânia vai necessitar de um apoio orçamental de…
António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, considera “limitado e às vezes nulo” o impacto dos compromissos assumidos…
Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

As autoridades de Macau anunciaram que, a partir de amanhã, as passagens fronteiriças vão ser alargadas a quem for titular…