MINISTRO DA SAUDE - EDGAR NEVES

STP: Comité de crise redobra vigilância à covid-19

O comité de crise a Covid-19, depois de reunir no passado sábado para analisar os aumentos de casos positivos de coronavírus em São Tomé e Príncipe, decidiu redobrar a vigilância da epidemia ao nível geral, com destaque para o Porto e Aeroporto.

O encontro que decorreu no Palácio do Governo, sob orientação do Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus, decidiu-se reforçar as medidas de prevenção inseridas no decorrer do Estado de Calamidade, como o uso obrigatório das máscaras em locais fechados e a higienização, particularmente, a lavagem constante das mãos, não esquecendo do distanciamento social.

O documento que foi lido pelo porta-voz, Ministro da Saúde Edgar Neves, disse que – “todas as forças policiais, os bombeiros e as autoridades sanitárias entrarão em acção no sentido de impedir e prevenir as aglomerações provocadas sobretudo por festas em todo o País”.

Edgar Neves disse que o “aumento de casos positivos de Covid-19 nos últimos oito dias, numa média diária de cinco casos, comparativamente com o cenário epidemiológico dos últimos meses é extremamente preocupante”.

O governante referiu que “estes números são ainda mais preocupantes, quando por exemplo, a Região Autónoma de Príncipe que não registava nenhum caso durante largos meses, e agora com oito casos positivos de Covid-19”.

Neves explicou também que muitos destes casos positivos detectados nos últimos dias reportam-se aos passageiros que vieram passar as férias do Natal e do Fim do Ano e que entraram no País com os testes normais, “mas com o processo de incubação acabaram por testar positivos quando pretenderam fazer a viagem de regresso”.

“Estes passageiros tiveram contactos que estão a ser seguidos e que muitos também testaram positivo”, afirmou Edgar Neves.

Disse ainda que as autoridades sanitárias irão “reforçar a capacidade de resposta laboratorial” e se debruçarem sobre dois pontos fundamentais como são os casos da “comunicação de risco que devará ser readaptada tendo em conta a esta aumento e também o melhoramento de coordenação logística”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

O secretário-geral da Renamo, André Mangibire, afirmou à “STV” que duvida da existência de um novo líder da Junta Militar…
Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

A maioria dos candidatos presidenciais assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pacto da unidade nacional. O objetivo é assegurar a…
Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Já estão abertas as inscrições para uma formação gratuita em Marketing Digital na ilha da Brava, avança “A Nação”. Esta…
Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin