São Tomé e Príncipe

STP: cooperação com a China vai permitir reabilitação da capital

Elsa Pinto, Ministra santomense dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, anunciou a assinatura de dois novos acordos de cooperação com a China, um relativo a um donativo de 200 milhões de yuan (cerca de trinta milhões de dólares) para “execução de projectos que estão em carteira” e outro referente ao estudo de reabilitação da cidade de São Tomé.

Elsa Pinto acrescentou que “conseguimos concretizar o apoio orçamental de oito milhões de dólares que já foram desbloqueados, estudos preparativos para a construção de casas sociais (segunda fase) que se estendeu de 60 para 200 habitações e a implementação do projecto de extensão do aeroporto, prevista ainda para este ano”.

Relativamente ao porto, Elsa Pintou falou de uma proposta chinesa de se alinhar a um projecto de porto pesqueiro atendendo as potencialidades marítimas do arquipélago, bem como da vontade da China de promover a cooperação cultural, sobretudo por intermédio do instituto Confúcio, incluindo intercâmbios nas áreas da arte e do desporto.

A assinatura dos acordos constituiu, segundo a Chefe da diplomacia santomense, o “momento alto” da sua deslocação à China, anunciando ainda a disponibilidade do governo de Pequim de conceder fundos em forma de empréstimos por via da plataforma bilateral.

Durante a visita – que decorreu entre 20-26 de Junho – a ministra Elsa Pinto manteve encontros com estudantes santomenses na China.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo