São Tomé e Príncipe

STP Coronavírus: Primeiros 4 casos confirmados

São Tomé e Príncipe deixou de ser um dos poucos países sem casos de coronavírus. O primeiro-ministro confirmou esta tarde a existência dos primeiros quatro casos positivos de Covid-19.

Segundo Jorge Bom Jesus, os resultados recebidos das 16 amostras enviadas na última quinta-feira para análise num laboratório de Franceville, Gabão, com apoio da OMS, “quatro testes estão considerados positivos”.

«Estas amostras compreendem recolhas que foram feitas aos elementos que estiveram em quarentena obrigatória e outros estavam em regime de quarentena domiciliária».

Segundo Bom Jesus, os que saíram de quarentena obrigatória foram orientados pelo Ministério da Saúde para continuarem confinados durante mais uma semana, ou seja, até 2.ª feira 13 e com o respetivo monitoramento. Entretanto, de acordo com algumas fontes, existem dúvidas que esta orientação tenha sido dada ou esteja a ser cumprida.

O executivo espera a “qualquer momento a chegada de um avião com cerca de mil testes rápidos” para fazer a despistagem de todos os elementos suspeitos.

O chefe do governo não deu muito mais detalhes na comunicação que não permitiu perguntas. Por exemplo, não foi avançada qualquer informação se as amostras dadas como positivas serão submetidas a contra-testes em outros laboratórios.

Bom Jesus argumentou que uma nova comunicação será feita após a reunião do Conselho de Ministros convocada para a tarde desta segunda-feira. Espera-se que outras restrições sejam anunciadas. Para já foi cancelado na manhã desta segunda-feira o voo da STP Airways que deveria ir ao Príncipe.

A informação sobre o novo cenário já foi partilhada com o presidente da República, Evaristo Carvalho, e demais órgãos de soberania e com os responsáveis do poder local, nomeadamente o presidente do governo Regional do Príncipe.

De recordar, que o Estado de Emergência já tinha sido prorrogado pelo presidente da República por mais duas semanas, antes do conhecimento dos primeiros casos.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo