A Federação São-tomense de Futebol, depois do encontro do conselho executivo, decidiu adiar “sine die” o arranque das provas oficiais de futebol que estava previsto para Março, devido ao agravamento da pandemia Covid-19 no País.
Segundo José Carvalho, Vice-presidente da FSF, à “luz das medidas adotadas pelo Governo o qual não viabiliza o desporto colectivo, a FSF decidiu adiar o arranque dos Campeonatos Nacionais que estavam previstos para o mês de Março em São Tomé e Príncipe”.
Para José Carvalho, o adiamento não impede “as medidas de organização nomeadamente de registo de jogadores e treinadores com vista à realização dos jogos oficiais assim que a situação nos permita”.
Além das medidas integrantes no protocolo sanitário, o Vice-presidente federativo informou que um dos grandes obstáculos prende-se com ausência de campos de futebol cercados no País susceptíveis de facilitar a realização de jogos mesmo com a pandemia do Covid-19.
Além de algumas instalações desportivas cercadas no arquipélago São-tomense, existem dois estádios nacionais, “12 de Julho” em São Tomé e “13 de Junho” no Príncipe, com as condições exigidas neste momento da pandemia.
A data inicial do arranque do futebol no País foi adoptada aquando da realização, há três meses, da Assembleia Geral onde se discutiu o relatório e contas da FSF e agendou-se na altura da realização da 1ª Gala de Futebol realizada na cidade de Stº António, na Região Autónoma do Príncipe.